Desenvolvido para o mercado da Índia, o Skoda Kushaq traduz o esforço da marca para liderar um segmento em crescimento naquele país, sendo também o primeiro modelo concebido ao abrigo do projeto INDIA 2.0, que tem um investimento de mil milhões de euros por parte do Grupo Volkswagen e que procura consolidar a prestação comercial da Skoda e da Volkswagen naquele mercado.

A marca checa tem a responsabilidade de liderar o projeto de desenvolvimento de modelos e gamas para a Índia, com o Kushaq a ter por base uma derivação da plataforma MQB, denominada A0-IN, adaptada especialmente pela Skoda para o mercado indiano respondendo às necessidades mais usuais dos clientes locais. Do projeto INDIA 2.0 irão resultar dois modelos para cada marca (um compacto e um SUV), sendo esses quatro novos automóveis baseados na plataforma A0-IN. Numa segunda fase, esses modelos poderão ser também exportados para outros países, mas não na Europa.

O empenho do Grupo Volkswagen naquele mercado ficava patente ainda na criação de uma nova linha de produção MQB na fábrica de Pune, com a maior parte do desenvolvimento do novo Kushaq a ter lugar no centro tecnológico que a Skoda abriu naquele país em janeiro de 2019, também em Pune.

Este SUV terá cores exclusivas para a Índia Honey Orange (laranja) e Tornado Red (vermelho), além de tecnologia LED para os faróis e farolins, bem como jantes até 17 polegadas. A altura ao solo é generosa, atendendo a que muitas das estradas locais são de difícil acesso, com a marca a trabalhar igualmente num habitáculo espaçoso, fruto da distância entre eixos de 2651 mm.

Com 4221 mm de comprimento, 1760 mm de largura e 1612 mm de altura, o Kushaq pretende integrar-se no estilo de vida dos jovens condutores indianos, não esquecendo uma bagageira com 385 litros. O ecrã do sistema de infoentretenimento tem duas opções – de 7.0 ou de 10 polegadas – e assume-se como o elemento central do desenho do tablier, com a marca a não abrir mão das muitas soluções de versatilidade ao abrigo da filosofia ‘Simply Clever’ da Skoda.

Em termos de segurança, face a muitos dos automóveis que desvalorizam essa vertente, o Skoda Kushaq diferencia-se por contar com até seis airbags (o do condutor e do passageiro de série, os laterais dianteiros e os de cortina são opcionais), controlo de estabilidade de série, controlo de arranque em subida (opcional) ou sensor de pressão dos pneus (opcional). O sistema ISOFIX para as cadeirinhas de bebé surge de série.

Quanto aos motores, a marca recorre a duas mecânicas a gasolina, na forma do 1.0 TSI de 115 CV e do 1.5 TSI de 150 CV, podendo ser associados a caixa manual de seis velocidades ou a caixas automáticas de seis ou de sete velocidades (apenas no caso do 1.5 TSI de 150 CV).

Por fim, a denominação Kushaq deriva do sânscrito, uma linguagem ancestral da Índia, na qual ‘kushak’ significa rei ou imperador.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.