A visão de um Skoda roadster altamente estilizado seria algo que os entusiastas da marca desejariam, mas essa possibilidade está longe de se concretizar. Ainda assim, a companhia checa deixou a criatividade à solta e, no âmbito da reinterpretação dos ícones do passado, tratou de converter o clássico Popular Monte Carlo num desportivo futurista.

A autoria do desenho pertence a Ljudomil Slalov, um designer búlgaro que trabalha há três anos no departamento de interiores da Skoda, mostrando como seria um Skoda Popular Monte Carlo na ótica moderna.

“O Popular Monte Carlo é um dos carros mais belos alguma vez criados e achei a sua história fascinante, também. É incrivelmente elegante e de bom gosto”, afirmou Slalov, para quem a escolha deste modelo clássico para uma reinterpretação passou também pelo facto de, assim, poder mostrar melhor o seu interior.

“O interior do roadster original é elegante e prático – consigo observar a continuidade que dura até ao presente. Funcional, prático, elegante e puro continuam a ser os nossos princípios fundamentais ainda hoje”, acrescenta. O Popular contava com o velocímetro no centro do tablier e Ljudomil Slalov manteve esse detalhe, embora também modernizado, como um holograma. Noutro toque de modernismo, os compartimentos de arrumação que o rodeavam foram substituídos por ecrãs informativos.

Para reforçar a sua faceta desportiva, o espaço atrás dos dois bancos conta com espaço para guardar dois capacetes sob uma cobertura em vidro. Ao fazê-lo, Slalov descartou a ideia original de fazer um modelo mais funcional com dois bancos para crianças atrás.

No exterior, apostou-se em linhas aerodinâmicas e harmoniosas, com uma traseira curva e uma ‘barbatana’ pronunciada nessa mesma secção. Na dianteira, a grelha foi interpretada de uma forma distinta da original, considerada por Slalov como “problemática” nos carros atuais, pelo que escolheu um “caminho diferente”.

O logótipo também é simbólico: em vez do símbolo do construtor checo, o designer optou por um simples círculo a vermelho. No original, continha as palavras Monte Carlo, mas no protótipo imaginado por Slalov o símbolo surge de forma estilizada. O nome ‘Skoda’ aparece escrito À frente e atrás, como nos modelos atuais.

Este protótipo não irá ver a luz do dia, tratando-se de um mero exercício estilístico da Skoda, ao contrário do Popular Monte Carlo, que foi lançado em 1936 como versão para o Rali de Monte Carlo, terminando em segundo na sua categoria. Depois, a marca decidiu capitalizar com o sucesso desportivo e produzir uma versão de estrada denominada Popular Sport Monte Carlo, com um total de 70 unidades produzidas, tanto em coupé, como roadster.

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