Skoda Superb Scout: Aventureira em versão topo de gama

29/05/2019

Aproveitando a renovação da gama Superb, a Skoda aproveitou para lançar uma nova variante mais robusta para o seu modelo topo de gama, definida pela denominação Scout.

Já presente nos modelos Octavia e, mais recentemente, também adicionada aos SUV Kodiaq e Karoq, a variação Scout demarca-se pelos seus elementos específicos para atividades mais aventureiras fora do asfalto, observável pela maior altura ao solo (em 15 mm), pelas proteções inferiores da carroçaria e pelas jantes especiais de 18 polegadas de estilo ‘Braga’, além de novos apontamentos em laranja metalizado denominado Tangerine Orange.

A Superb Scout procura assim aliar o espaço interior, um dos critérios mais reconhecidos na gama deste modelo checo, à capacidade de sair do asfalto com elementos especiais para o efeito, ao mesmo tempo acrescentando mais uma nota de versatilidade. Essa é suportada pela tração integral que surge de série para este modelo e pelo modo adicional Off-Road no seletor de modos de condução do Dynamic Chassis Control (DCC) que é uma opção.

Dois motores

A gama Superb Scout contará apenas com duas variantes em termos de motores, ou seja, os mais potentes: a opção turbodiesel passa pelo 2.0 TDI de 190 CV de potência e 400 Nm de binário máximo em associação a uma caixa automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. Este motor está equipado com dispositivo SCR com recurso a aditivo AdBlue e filtro de partículas Diesel, cumprindo a norma Euro 6d-TEMP de emissões poluentes.

Já nos gasolina, recorre a um motor 2.0 TSI de 272 CV com um binário máximo de 350 Nm, recorrendo igualmente à caixa DSG7 e ao sistema de tração integral, como o motor turbodiesel. Conta com um filtro de partículas e cumpre também com a norma Euro 6d-TEMP.

A sua capacidade de reboque ascende a 2200 kg.

Alterações estéticas

Tal como os demais Scout, a Superb conta com uma série de elementos únicos de proteção da carroçaria, de tonalidade cromada. Ao mesmo tempo, reflete as alterações aplicadas na gama Superb, tanto na berlina como na carrinha, embora aqui diferenciado pelos para-choques redesenhados na dianteira e na traseira. Outras peças em plástico negro protegem as cavas das rodas e zonas inferiores das portas. De série, surge com jantes de 18 polegadas de estilo ‘Braga’, podendo receber umas unidades de 19 polegadas de estilo ‘Manaslu’.

Por dentro, recorre a componentes que replicam o efeito da madeira, com os do tablier a contarem com o logótipo ‘SCOUT’, ao passo que o revestimento dos bancos é específico co pespontos contrastantes. Opcionalmente, pode receber bancos com revestimento num misto de couro e Alcantara com pespontos contrastantes em castanho.

O muito espaço a bordo é sublinhado pela capacidade da bagageira, que varia entre os 660 litros e os 1950 litros. A tampa da bagageira tem acionamento elétrico e, como opção, pode ter a função de abertura com o pé, passando-o sob o para-choques traseiro. Chegará ao mercado nacional no início do próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.