A smart cumpre a promessa de ampliar a sua gama e revela agora o novo #3, segundo modelo de nova geração que se estreia no Salão de Mobilidade de Munique. O #3 é um SUV coupé criado para o segmento premium de veículos elétricos, esperando-se que chegue ao mercado português no início de 2024.

Após o #1, que inaugurou a nova era da smart enquanto fabricante de automóveis, a marca cumpre agora a estreia europeia do #3, embora as linhas gerais já fossem conhecidas desde a apresentação no Salão de Xangai, na China, no passado mês de abril.

O novo modelo, uma vez mais 100% elétrico, assume uma carroçaria coupé desportiva e robusta, com uma grelha dianteira em forma de ‘A’ e finos faróis com tecnologia LED para uma aparência atlética na dianteira. A traseira destaca-se pelos grupos óticos unidos por um ‘filete’ horizontal a meio da tampa do porta-bagagens, não faltando também um spoiler de tejadilho marcante.

Este novo SUV mede 4,4 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, prometendo um interior confortável e espaçoso, no qual não faltam bancos em pele duo com apoio de cabeça integrado para uma aparência igualmente desportiva. As rodas grandes também sublinham o visual desportivo: no caso da versão BRABUS, as jantes chegam às 20 polegadas de medida.

Tratando-se também do 25º aniversário da marca, a smart terá uma edição especial comemorativa, com teto panorâmico Galaxy, aprimorado por detalhes em LED no painel de vidro.

Prestações desportivas

A aparência desportiva do SUV coupé também se reflete nas prestações. A potência máxima varia entre os 422 CV/315 kW para o BRABUS e os 268 CV/200 kW para as outras linhas. O smart #3 BRABUS acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O Pro+, como linha de entrada, cumpre o mesmo exercício em 5,8 segundos. O smart #3 tem uma autonomia estimada entre 435 e 455 quilómetros.

O sistema de suspensão otimizado e a distância entre eixos de 2.785 mm combinada com uma carroçaria aerodinâmica com um coeficiente de arrasto de apenas 0,27 permitem uma experiência de condução dinâmica.

“Ser ‘não convencional’ sempre fez parte da identidade da smart. Com o smart #3, estamos a expandir a nossa oferta na categoria de SUV compactos totalmente elétricos, atendendo a todas as necessidades de condução na cidade e em ambientes suburbanos, ao mesmo tempo que avançamos para um design coupé mais desportivo. Estamos entusiasmados com o impacto que nosso primeiro SUV coupé terá no mercado europeu”, refere Dirk Adelmann, CEO da smart Europe GmbH.

Por fim, ao nível do carregamento, o #3 permite carga até 150 kW em CC, carregando de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Além disso, o novo modelo também vem com uma variedade de sistemas de assistência à condução, como assistente de faixa de rodagem (HWA) e assistência automática de estacionamento (APA).

Quatro linhas de equipamento e uma prenda de aniversário

Como um presente especial para todos os adeptos de smart, a marca anuncia o lançamento de uma edição limitada do 25º aniversário. Esta edição combina uma aparência especial única e exclusiva com características premium e elementos de design da BRABUS, uma autonomia de 455 quilómetros, carregamento de 22 kW em corrente AC e um sistema de infoentretenimento composto por um ecrã central de 12.8 polegadas, painel de instrumentos HD de 9.2 polegadas e um head-up display de 10 polegadas, bem como um sistema de som Beats com 13 altifalantes.

A edição do 25º aniversário tem pintura em branco com detalhes em vermelho, bancos em pele preta e branca, tejadilho panorâmico Galaxy e um estilo de carroçaria desportivo.

Destaque natural, também, à versão BRABUS, que adota uma condução mais desportiva, oferecendo jantes maiores, pedais desportivos, sonoridade do motor especialmente desenvolvido e tração integral (AWD). Para quem procura uma experiência luxuosa, o Premium oferece faróis CyberSparks LED+, iluminação ambiente no interior e sistema de som Beats. Na faixa de preço de entrada, a linha Pro + é projetada com puxadores ocultos e vem com um ecrã central de 12.8 polegadas, além de assistentes de faixa de rodagem e engarrafamento e uma opção de carregamento sem fios.

As primeiras unidades serão colocadas à venda na Alemanha já no final de 2023 e na Europa no início de 2024, com preços ainda por definir.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.