Muitos meses depois de ter sido anunciada a entrega do primeiro exemplar de produção do espetacular SSC Tuatara, o modelo fez a sua estreia esta semana, no salão automóvel de Filadélfia.

Nove anos volvidos sobre a apresentação do protótipo, no Dubai International Motor Show, o hípercarro “made in USA” está, finalmente, na estrada, com um coeficiente de arrasto inigualável, credenciais dinâmicas ao nível de um carro de pista e uma velocidade máxima projetada para superar o atual recorde do mundo.

Desenhado por Jason Castriota, profissional que aos 46 anos já passou pelos reputados estúdios da Bertone e da Pininfarina e tem no currículo participações em projetos tão notáveis como foram o Ferrari 599, o Maserati GranTurismo ou o Rolls-Royce Hyperion, tem imagem praticamente decalcada do concept original. Com 4,4 metros de comprimento e 2,6 metros na distância entre os eixos, o Tatuara tem pouco mais de 1 m de altura, fundamental para a obtenção de um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,279. O baixo peso é outro trunfo deste fabricante, que anuncia para o modelo apenas 1.247 kg, em parte graças à utilização massiva de fibra de carbono na estrutura e grande parte dos componentes.

O motor em é um enorme V8 biturbo de 5,9 litros de capacidade, com o redline às 8800 rpm e a debitar 1774 cv, quando alimentado por etanol E85. Potência que é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa manual robotizada, que em modo de condução específico para pista (Track), garante passagens em 100 milisegundos.

Com o Tuatara, a SSC North America acredita que tem entrada garantida no cincunscrito grupo das 300 mph (483 km/h), sendo conhecida a intenção da marca em ultrapassar o recorde de velocidade fixado pela Bugatti no ano passado: 490.84 km/h.

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