Já lá vão 25 anos desde que foi lançada a primeira geração do Renault Mégane, que continua a ser apontado pela marca gaulesa como uma história de sucesso na Europa (mais de sete milhões de unidades vendidas) e em Portugal, onde já se venderam mais de 180 mil exemplares. O Mégane conseguiu ser, aliás, o mais vendido em solo luso por três vezes na última década.
Disponível com três carroçarias distintas (Berlina, Sport Tourer e Grande Coupé) e até com uma versão desportiva mais extrema, na forma do R.S. Trophy (e Trophy-R), o Mégane recebe ligeiros apontamentos estéticos para ficar mais moderno, com novos para-choques (redesenhados para melhor aerodinâmica), nova grelha dianteira e novas jantes em liga leve.
Incrementando a segurança e conforto de condução, os faróis dianteiros recebem tecnologia LED Pure Vision, melhorando a luminosidade em cerca de 30%. O LED chega ainda aos faróis de nevoeiro e aos farolins traseiros, que recebem indicadores dinâmicos de mudança de direção. Os puxadores das cinco portas também passam a contar com iluminação dedicada para maior facilidade de abertura à noite.
Versões R.S. Line e E-Tech Híbrido Plug-In com detalhes específicos
Como não podia deixar de ser, no renovado Mégane, imagem desportiva é sinónimo de R.S. Line. Um nível de equipamento que é caraterizado pela lâmina F1, pela grelha dianteira tipo favo de mel, a proeminente dupla saída de escape na traseira, bem como uma gama de jantes de desenho exclusivo e ainda mais desportivas com 17” ou 18”.Com o nível de equipamento R.S. Line, o interior ganha mais desportividade, com tons de cinzento e vermelho, bancos envolventes, volante em pele perfurada com o logo R.S. Line e os pedais desportivos em alumínio.
As versões E-Tech Híbrido Plug-In também estão disponíveis com detalhes específicos da gama híbrida: os badges “E-Tech Plug-in Hybrid” no portão da bagageira e na lateral, os centros das rodas emoldurados a azul e o bocal de carregamento elétrico do lado direito. No interior, distinguem-se pelo badge ‘E-Tech’ na caixa de velocidades, pelo botão de ativação “EV” que permite forçar a circulação em modo elétrico, bem como pela configuração específica do painel de bordo digital.
Relevo ainda para o novo painel de instrumentos com base num ecrã TFT de 10.2 polegadas, com replicação da navegação e para o novo sistema Easy Link de 9.3 polegadas na consola central. A interface deste é completamente nova, podendo o menu principal ser personalizado por cada utilizador. Estão disponíveis diferentes funções e aplicações, como rádio, multimédia, comunicações com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.
O sistema de modos de condução marca presença com quatro modos (três no caso da versão híbrida Plug-In): Eco, Confort, Sport e My Sense (este personalizável), que oferecem diferentes desempenhos dinâmicos ao nível da resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa automática de dupla embraiagem EDC (no caso das versões equipadas com esta transmissão), regulação da direção e até o som do motor, através da aplicação R-Sound.
Gama de motorizações com Diesel único
Quanto à gama de motorizações, a Renault atualiza o Mégane com o TCe 115 FAP a ser a versão de entrada. Com 115 CV de potência e 220 Nm de binário às 1.500 rpm, está associado a caixa manual de seis velocidades. Permite atingir os 192 km/h de velocidade máxima (versão Sport Tourer) e reivindicar um consumo em ciclo misto de 5,9 l/100.
Depois, há uma versão TCe 140 FAP (com caixa manual ou automática EDC7). Com 140 CV de potência e um binário de 240 Nm às 1600 rpm, pode chegar aos 205 km/h de velocidade máxima. Em função dos níveis de equipamento, da carroçaria (Berlina, Sport Tourer) e da caixa de velocidades (manual ou EDC), os consumos oscilam entre os 6,0 e os 6,4 l/100 km em ciclo misto.
Na vertente Diesel, a gama conta apenas com o 1.5 Blue dCi 115, com 115 CV e 260 Nm de binário, podendo ser associado à caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática EDC de dupla embraiagem de sete velocidades e que, para além do conforto de condução que proporciona, impressiona pelos consumos: entre os 4,4 e os 4,8 l/100 km. A partir de agora, apenas este motor, ainda muito procurado por clientes empresariais, passa a estar disponível.
Híbrido ao poder
A motorização híbrida recarregável, E-Tech Híbrido Plug-in, de 160 CV, é a grande novidade da renovação do compacto. Com uma bateria com a capacidade de 9.8 kWh (400V), surge para já na carroçaria Sport Tourer, com uma autonomia que lhe permite percorrer, em modo 100% elétrico e até à velocidade de 135 km/h, 50 quilómetros em ciclo misto (WLTP) e até 65 km em ciclo urbano (WLTP City). Em ciclo misto, afixa um consumo de apenas 1,3 l/100km, com emissões de 29 gramas de CO2/km (valores WLTP).
Sistemas de ajuda à condução de última geração
No domínio da segurança, ainda destaque para o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS), agora também com um sistema de deteção de peões, para o alerta de transposição involuntária de via (Lane Departure Warning), complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via (Lane Keeping Assist), bem como para os Alerta de fadiga, de ângulo morto e de excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito.
Preços
1.3 TCe 115 FAP Zen 24.750€
1.3 TCe 140 FAP Intens 26.650€
1.3 TCe 140 FAP R.S. Line 28.650€
1.3 TCe 160 EDC FAP R.S. Line 31.050€
1.8 TCe 300 FAP R.S. 41.200€
1.8 TCe R.S. TROPHY 46.700€
1,8 TCe 300 EDC FAP R.S. 43.400€
1.8 R.S. TROPHY 48.900€
1.5 Blue dCi 115 Zen 28.450€
1.5 Blue dCi 115 Intens 29.850€
1.5Blue dCi 115 R.S. Line 31.850€
1.5 Blue dCi 115 EDC Zen 30.450€
1.5 Blue dCi 115 EDC Intens 31.850€
1.5 Blue dCi 115 EDC R.S. Line 33.850€
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