A Nissan apresentou um novo protótipo conceptual que antevê aquele que será o seu primeiro elétrico de segmento B. Apelidado 20-23 Concept, este modelo inspirado no universo dos videojogos foi desenhado na Europa para celebrar o 20º aniversário do estúdio de design no Velho Continente, mas também deixa perceber algumas linhas para o seu futuro modelo elétrico.

Sabendo-se que o Micra já não consta da linha de produtos atual, a marca japonesa está a trabalhar num substituto, que poderá ou não manter o nome, mas aquilo que é garantido é que será um modelo 100% elétrico com a mesma base do Renault 5 e do Alpine A290_b, ou seja, a plataforma CMF-BEV para automóveis elétricos compactos.

Desenhado pelo centro europeu de Design da Nissan (NDE), o 20-23 Concept foi revelado pelo próprio CEO da companhia, Makoto Uchida, para comemorar o 20º aniversário daquele centro de desenho e desenvolvimento de produtos para o mercado europeu, recebendo inspiração direta dos videojogos e da participação na Fórmula E.

A premissa para a equipa de design foi a projeção de um automóvel compacto essencialmente urbano para conduzir no dia-a-dia com estilo e visual arrojado. O resultado é o 20-23 Concept, sendo a denominação uma referência direta aos 20 anos do estúdio NDE e aos dígitos ‘2’ (ni, em japonês) e ‘3’ (san, em japonês), simultaneamente também o ano da efeméride.

“A jovem equipa do NDE recebeu um briefing simples: desenhar um carro elétrico divertido que gostassem de conduzir todos os dias em Londres”, explica Alfonso Albaisa, Vice-Presidente da Nissan para o Design Global. “O 20-23 Concept que eles desenharam é um hatchback compacto que é fortemente influenciado pelo mundo das corridas online. Adoro a história que conta sobre a forma como a vivência urbana moderna, os jogos online e as emissões zero se cruzam”, complementa.

Com carroçaria de três portas (de abertura ao estilo ‘tesoura’) e dimensões compactas, o 20-23 Concept apresenta também uma elevada preocupação aerodinâmica, embora mais focada na eficácia, como fica comprovado com a reduzida distância ao solo, saias laterais que dirigem o fluxo de ar em torno da carroçaria bastante alargada nas cavas das rodas e a secção traseira com um vistoso difusor e um spoiler superior de grandes dimensões integrado com a linha do tejadilho.

Os grupos óticos estão praticamente incrustados na carroçaria, tanto à frente como atrás, beneficiando de tecnologia LED de baixo consumo e elevada eficácia em desenho circular ‘partido’ ao meio, pelo que, na prática são dois semicírculos

O tejadilho é ainda agraciado com uma tomada de ar de dimensões generosas, dando a necessária ventilação ao habitáculo para as tiradas mais desportivas. A cor da carroçaria em cinzento com acabamento texturizado remete para uma sensação mais futurista.

Interior reflete o exterior

Uma vez no interior, ficam claramente à vista as inspirações nos videojogos e na competição, como por exemplo através das laterais bastante elevadas através das quais o condutor e passageiro ‘trepam’ para os bancos, tipicamente de corrida, com cintos de segurança de seis pontos. O acabamento em branco sobressai para um visual muito especial, assim como os encostos de cabeça mais amplos.

O volante tem um formato retangular é igualmente uma referência à competição e aos videojogos, estando a coluna de direção praticamente exposta, não faltando as patilhas atrás para controlar a regeneração e a performance elétrica. Todos os comandos são propositadamente colocados ao alcance fácil do condutor para que este não se distraia da sua tarefa. Entre os dois ocupantes encontra-se, ainda, uma consola central larga com duas barras de metal que parecem manter aquele elemento na sua posição, aparafusados à ‘espinha’ do 20-23 Concept.

Quanto à vertente técnica, tudo no segredo dos ‘deuses’, não se sabendo nada de concreto deste concept tão radical.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.