Superdesportivo da Audi ganha ainda maior agressividade

24/10/2018

A Audi aproveitou o final do ano para renovar o seu superdesportivo R8, quer na versão Coupé, quer na versão Spyder, conferindo-lhes novos argumentos estéticos e técnicos para fazer face à concorrência cada vez mais forte num segmento que, apesar de tudo, continua a ser bastante importante.

O novo R8 demarca-se, em termos estéticos, pela dianteira reformulada, contando agora com um desenho do para-choques mais agressivo e uma abordagem mais larga à grelha Singleframe, além de três pequenas aberturas entre a grelha e o capot que evocam o estilo do lendário quattro original da década de 1980.

Opcionalmente, o novo R8 pode contar com elementos em fibra de carbono, como a cobertura do motor ou os três pacotes exteriores que modificam componentes como os splitters, saias laterais ou o difusor, havendo também a registar duas novas cores de carroçaria (Kemora Gray e Ascari Blue). De série, surge com jantes de liga leve de 19 polegadas, mas pode receber jantes de 20″ de baixíssimo peso em conjunto com novos pneus desportivos para maior precisão de condução.

Quanto ao interior, as mudanças não são muito visíveis, embora existam novas opções de cores e de contraste para os pespontos face aos bancos. O modelo de topo Plus terá ainda um pacote de design específico com couro e Alcantara, a par de elementos em fibra de carbono.

Pensado para maior eficácia em estrada

Com novos acertos na suspensão para “ainda maior estabilidade e precisão” e nos sistemas de suspensão (havendo também direção dinâmica opcional), o R8 conta ainda com melhorias técnicas no motor V10 atmosférico, que surge em dois níveis de potência: o de base passa a debitar 570 CV de potência (mais 30 CV) e 550 Nm de binário (mais 10 Nm) do que antes, enquanto o V10 Performance passa a oferecer 620 CV de potência e 580 Nm de binário (mais 10 CV e 20 Nm, respetivamente).
Interior

Graças a essas melhorias nas capacidades técnicas, o R8 regista ganhos nas performances. A versão de 570 CV acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos (no caso do coupé), alcançando uma velocidade máxima de 324 km/h, ao passo que a variante de 620 CV cumpre os zero aos 100 km/h em 3,1 segundos e viaja até aos 331 km/h.

A marca dos quatro anéis destaca que o motor, produzido em Györ, na Hungria, tem uma tecnologia quase idêntica à que se pode encontrar nos modelos de competição GT3 e GT4.

A dinâmica beneficia ainda de um controlo de estabilidade eletrónico melhorado, que ajuda a estabilidade durante a travagem. A este respeito, beneficia de um novo jogo com discos em carbo-cerâmica e barra estabilizadora dianteira em plástico reforçado com carbono (CFRP) e alumínio, fazendo estes últimos elementos parte da lista de opcionais.

O novo R8 chega ao mercado europeu no início de 2019.

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