M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A versão 9 do sistema de software da Tesla tem deixado os clientes e fãs da marca americana em expectativa, com várias atualizações que tornam o sistema de info-entretenimento mais intuitivo para o utilizador. Mas a novidade mais aguardada é o novo software de Autopilot, com um modo conhecido como Mad Max, que já está a tornar a experiência de condução mais excitante para os beneficiários do sistema de acesso antecipado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Autopilot já foi criticado no passado por ter funções autónomas muito mais limitadas do que o seu nome levava a crer. Agora com a versão 9 do software, o sistema auxiliar de condução já consegue fazer manobras mais complicadas, oferecendo ao condutor a hipótese de escolher quatro tipos de condução: Disabled (desligado), Mild (confortável), Average (normal) e Mad Max (um nome que já fala por si). No modo Mad Max, o Autopilot pode decidir mudar de faixa sozinho e de forma, acelerar depois para poder completar uma ultrapassagem. No entanto, exige que o condutor confirme no ecrã se quer mesmo efetuar esta manobra.

O vídeo mostra o sistema a funcionar numa auto-estrada na Holanda, ultrapassando um camião, numa hora noturna em que estava pouco tráfego. No lançamento antecipado, os condutores não eram obrigados a confirmar a manobra de ultrapassagem, mas como vários outros proprietários publicaram vídeos a utilizar o novo Autopilot em modo Mad Max, a Tesla resolveu programar o software para exigir sempre uma confirmação, como medida de segurança.

Além do Autopilot, a versão 9 do software também adiciona aos carros da Tesla gravação de vídeos com uma câmara de tabliê, aviso de ângulo morto, deteção de obstáculo antes de aceleração, integração de funções com o smartphone e, para os jogadores que querem algo para fazer enquanto estão parados, um pacote de jogos de consola da Atari. O browser da internet, o sistema de navegação e os controlos do ar condicionado foram redesenhados para serem mais fáceis de utilizar.