M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Tesla vai deixar de vender automóveis nos seus centros de venda num futuro próximo, passando a vender os seus carros exclusivamente online. Esta medida foi anunciada por Elon Musk numa conferência de imprensa, que considera necessária para poder lucrar com a nova versão de entrada do Model 3 que custa apenas 35 mil dólares. A Tesla necessita de reduzir custos, depois de ter anunciado que poderá não ter proveitos no último trimestre.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com Musk, a eliminação das lojas físicas e do respetivo pessoal representa uma redução de seis por cento nos seus custos, que poderá traduzir-se numa redução de preço para o Model S e Model X. A marca americana vai manter algumas galerias de exposição abertas, mas todo o processo de compra de um automóvel novo passará a ser feito online. Esta medida vai começar a ser feito apenas nos Estados Unidos, mas o plano é que a Tesla elimine as suas lojas físicas noutros países também, o que poderá ficar dependente do tipo de contratos e de questões legais.

Elon Musk explicou que é possível comprar um Tesla através da internet apenas num minuto, e quer que esse processo seja igualmente rápido para os seus clientes noutros países. Mesmo o acesso ao site para adquirir um automóvel vai ser ainda mais fácil do que o configurador atual. Para compensar a perda do test drive, habitual nos concessionários, a Tesla vai ampliar o limite de tempo de devolução para sete dias ou 1600 quilómetros, incluindo um depósito de 1000 dólares.