Medindo apenas 4233 mm de comprimento, o EX30 irá servir de entrada na marca, tendo por missão ir ‘buscar’ novos tipos de clientes – mais tecnológicos, adeptos da conectividade e mais responsáveis ecologicamente, mantendo também o foco na já tradicional questão da segurança. Mas, sobretudo, também com a premissa fundamental de um preço mais acessível, para que a mobilidade elétrica chegue a mais pessoas.
Com o EX30, a Volvo pretende dar aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades, bem como o nível de potência que desejam. O novo SUV apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais atrativo para o segmento em que se insere.
Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção ‘Single Motor’ com bateria LFP de 51 kWh. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia (344 quilómetros no ciclo combinado WLTP). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos. O máximo de potência de carregamento é 134 kW, demorando 48 minutos a carregar de 10 a 80% do estado de carga.
Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante ‘Single Motor Extended Range’, com uma bateria NMC resulta numa melhor opção. Com 69 kWh de capacidade, inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção ‘Single Motor Extended Range’ proporciona uma autonomia até 480 quilómetros entre carregamentos. Tanto esta como a versão com bateria LFP dispõem de dispondo de um único motor elétrico de 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário. Em virtude destes números, acelera dos zero aos 100 km/h em 5,3 segundos.
No entanto, para aqueles que privilegiam a performance, a Volvo criou a opção ‘Twin Motor Performance’, a qual associa a bateria NMC de 69 kWh a um segundo motor elétrico, havendo um por eixo, o que permite dispor de tração integral (AWD). No total, é capaz de fornecer 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário, acelerando dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos – o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo.O Volvo EX30 permite também carregamentos rápidos a uma potência de até 153 kW no caso da variante ‘Twin Motor’, sendo possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.
A marca sueca explica, por outro lado, que teve em conta a importância de uma experiência de condução melhorada, pelo que afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade.
Além dessas características, o Volvo EX30 promete também destacar-se pela tecnologia a bordo, com um grande ecrã central tátil de 12.3″, que congrega todas as informações de condução e do sistema de infoentretenimento, não faltando também uma inovadora barra de som (‘soundbar’, em inglês) a toda a largura do tablier, pouco abaixo da junção com o para-brisas).
Embora a sua chegada ao mercado esteja prevista apenas para o início de 2024, a Volvo já arrancou com o processo de encomendas do novo EX30 em Portugal, com o preço da versão base (‘Single Motor Core’) a começar nos 37.900€ (ou 30.800€ sem IVA). A versão de equipamento Plus tem um custo de 40.910€.
Por fim, as versões ‘Twin Motor Performance 428 CV’ têm um custo base de 49.580€ no nível de equipamento Plus e de 52.779€ do nível Plus.
Todas as versões propõem cinco anos de manutenção programada incluída de série. Note-se, ainda, que nenhum dos preços inclui as despesas de transporte e de documentação.
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