A Toyota mantém a aposta nos seus coupés desportivos e revelou o sucessor do GT 86, criado sob a égide da Gazoo Racing, pelo que passa a denominar-se GR 86. Desenvolvido em parceria com a Subaru, tal como já tinha sucedido com a primeira geração (lançada em 2012), o novo GR 86 será comercializado na Europa.

Incorporando um portefólio cada vez mais rico no qual se incluem o GR Supra e o GR Yaris, o novo GR 86 herda as principais características do modelo atual em termos de faculdades de condução, mantendo igualmente a filosofia de motor boxer com uma nova unidade de quatro cilindros, mais leve e de cilindrada aumentada para 2.4 litros (2387 cc), face aos 2.0 do atual motor presente no Toyota GT86. Fica por conhecer o valor da potência deste motor na Europa, sabendo-se que nos Estados Unidos da América terá uma potência de 235 CV e 250 Nm de binário. A aceleração irá demorar 6,3 segundos, ou seja 1,1 segundos mais rápido do que o atual. A tração será mantida no eixo traseiro.

A marca nipónica aponta o objetivo de fazer do GR 86 o coupé de quatro lugares mais leve do seu segmento, dispondo de medidas como o recurso a painéis em alumínio, material também utilizado no tejadilho. Assim, o seu peso fica-se pelos 1270 kg.

As dimensões do novo desportivo são praticamente idênticas às do GT86, com 4265 mm de comprimento, 1775 mm de largura e 1310 mm de altura, pelo que o baixo centro de gravidade também será mantido. Já a rigidez estrutural subiu em cerca de 50% quando comparado com o GT86, o que lhe dará maiores competências dinâmicas, de acordo com a Toyota.

Também a aerodinâmica foi melhorada, com muitos dos elementos desenvolvidos com a ajuda da competição automóvel.

Com quase dez anos de vida, o GT86 vendeu mais de 200 mil unidades globalmente, com a Toyota a dar assim continuidade a esta história de sucesso. Ao contrário do rival Z da Nissan, que não deverá vir para a Europa devido às emissões poluentes, o GR 86 será vendido no Velho Continente, mostrando igualmente o compromisso da marca para com a Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.