O GR Yaris evoluiu e está ainda mais desportivo, com a inclusão de modo específico para pista e caixa automática de oito velocidades. A versão evoluída foi apresentada no Salão de Tóquio, no Japão, e chegará ao mercado europeu (incluindo Portugal) no verão de 2024.

Aproveitando a sua participação em diversas competições, a Toyota vai enriquecendo os seus automóveis de produção em série com novas tecnologias ensaiadas no automobilismo, a partir dos seus pilotos, mas também de um piloto especial, Morizo, nada mais, nada menos do que o Presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.

Para salientar a importância de colocar as suas tecnologias no limite, o lema da marca para o certame nipónico foi ‘Obrigado por quebrá-lo’, numa alusão aos momentos em que os seus pilotos levaram as máquinas ao limite, superando-o no processo.

Uma das maiores novidades deste GR Yaris é a nova caixa automática de oito velocidades, que foi desenvolvida na competição, para ampliar o apelo desta sua proposta desportiva com foco na performance. Uma vez mais, ensaiada num processo de ‘quebrar e arranjar’ para melhorar, a Toyota Gazoo Racing alcançou a velocidade de atuação e a fiabilidade para ser aplicada nos automóveis de produção.

Esta caixa automática usa um software de controlo que foi otimizado para condução desportiva, com o sensor do veículo a ter em atenção também a intensidade com que o travão e o acelerador são pressionados, antecipando dessa forma a mudança de velocidade quando necessário, mesmo antes da própria mudança de comportamento dinâmica do veículo. O modelo consegue, dessa forma, atuar por antecipação e não por reação, assemelhando-se à condução de um piloto profissional.

O rácio das mudanças também foi encurtado, para uma utilização melhorada da faixa de potência do motor, que continua a ser um bloco 1.6 turbo de três cilindros em linha, mas com potência incrementada dos 261 CV para 280 CV, enquanto o binário subiu dos 360 Nm para 390 Nm. Além de manter o sistema de tração integral de série (e diferenciais Torsen), a nova geração GR Yaris estará disponível apenas numa versão que inclui um pack de desempenho de arrefecimento – a Legend. Este pack equipa o automóvel com um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um “spray intercooler”.

Exterior retocado

O design exterior foi retocado, com grelha dianteira inferior a ter agora rede em aço mais ligeira, mas igualmente resistente, ao passo que a parte inferior do para-choques dianteiro tem uma estrutura separável. Isso torna o processo de substituição mais fácil em caso de danos causados por pedras ou pequenos toques. Há também novas aberturas de refrigeração que têm em conta o calor emanado pelos novos componentes de transmissão automática.

Atrás, também os grupos óticos foram consolidados para tornar os danos menos prováveis e melhorar a visibilidade quanto em competição. A luz central de travagem também foi separada do spoiler traseiro, o que dá maior liberdade para a personalização desse elemento.

Cockpit mais focado no condutor

A bordo, a marca procedeu a uma renovação importante, uma vez mais com atenção à opinião dos pilotos profissionais. Assim, reviu a posição de condução (mais baixa em 25 mm), ao passo que o painel de controlo no ecrã central foi direcionado 15 graus para o condutor, com as séries Super Taikyu e o campeonato japonês de ralis a servirem de locais de ensaio. A revisão da posição de condução também obrigou a ‘mexer’ no ângulo do volante. Para melhorar a funcionalidade, foram instalados alguns interruptores para facilitar o alcance do condutor quando este está ‘preso’ ao banco, enquanto a visibilidade foi melhorada graças à redução da altura do tablier no centro em 50 mm.

O travão de mão também foi revisto para se adaptar ao novo esquema de caixa automática, dispondo também de alavanca 75 mm mais alta face ao atual GR Yaris RS com caixa CVT.

O painel de instrumentos de 12.3” foi inspirado na competição com foco na visualização e na informação necessária para condução desportiva, incluindo também um alerta auditivo para a impossibilidade de reduzir a mudança no caso de estar a funcionar em modo sequencial/manual devido às rotações ainda elevadas.

O chassis também foi revisto e reforçado para lidar com a condução mais extrema, nomeadamente com o aumento de parafusos a ligar a carroçaria aos amortecedores, eliminando mudanças de alinhamento durante a condução, assim melhorando também a resposta. Ao aumentar também o número de pontos de solda em cerca de 13% e os adesivos estruturais em aproximadamente 24%, a rigidez estrutural foi melhorada em todos os sentidos.

Há agora um novo conjunto de modos de condução, que altera o acionamento do acelerador, a direção e o ar condicionado, consoante os modos Sport, Normal e Eco. Porém, a novidade é a inclusão de um novo ‘Modo Circuito’ para dinamismo extremo em circuito, com controlo anti-lag do turbo e um aumento no limitador de velocidade das rotações, estando associado ao ponto de referenciação GPS. Ou seja, apenas poderá apenas ser ativado quando o GPS identifica o seu local de condução como um circuito.

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