Esta visão insere-se na filosofia mundial da Toyota de apoiar o desporto automóvel para as massas, tendo desenvolvimento a cargo da Gazoo Racing, o braço desportivo da marca nipónica, sob as premissas de custo contido e elevada eficácia em pista. Como tal, beneficia de distância entre eixos mais reduzida e vias alargadas para dinamismo melhorado em todas as circunstâncias.
Face ao modelo de série, tem comprimento ligeiramente maior e altura inferior, com um pacote aerodinâmico ‘montado’ para as pistas. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente. São ambos construídos em materiais compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ de 18 polegadas de cinco furos.
A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços foi mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição, ao passo que o sistema de travagem fica a cargo da Brembo. Também evoluído foi o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor, acoplado a caixa automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cablagem de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial de autoblocante com especificações de competição.
O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para as competições automóveis e um sistema de reabastecimento rápido.
A categoria GT4 é uma das disciplinas do desporto automóvel que mais cresce no mundo, com competições nacionais e regionais na Europa, América do Norte, Ásia e Oceânia. Estabelecida desde 2006 e regulada pela FIA, foi concebida para ser uma disciplina com uma favorável relação custo/benefício para pilotos profissionais e amadores e uma potencial antecâmara para a categoria GT3. O eventual interesse neste modelo servirá para decidir sobre a potencial passagem à produção desta versão de competição.MAIS SOBRE O NOVO SUPRA
Toyota cria primeiro kit de tuning para o novo Supra
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.