Tribunal dá razão à Land Rover contra cópia do Evoque

22/03/2019

Lançado em 2015, o Landwind X7 tem causado polémica devido às muitas parecenças com o SUV britânico. Mas agora um tribunal deu razão à marca inglesa e confirmou que o Landwind é mesmo uma cópia chinesa do Evoque

Apesar de cada vez ser menos habitual, durante muitos anos houve o hábito por parte de marcas chinesas de copiar o design de automóveis de sucesso de outros fabricantes. Um dos casos mais polémicos foi o do Landwind X7, praticamente um Range Rover Evoque “tirado da fotocopiadora” com um símbolo (e qualidade) diferente. E com um preço que é menos de metade do original. Mas agora, depois de três anos a esgrimir argumentos em tribunal, as autoridades judiciais chinesas deram razão à marca de Solihull.

É referido na decisão que existem cinco características do Evoque que foram copiadas diretamente do SUV para o seu “parente” low-cost asiático. E isso, afirma o tribunal, essas semelhanças servem para causar confusão na mente dos consumidores. Por isso, a decisão foi obrigar a marca chinesa a parar de produzir, vender e fazer promoção ao Landwind X7. Além disso, o Grupo JMC (Jiangling Motor Corporation) será obrigado a compensar financeiramente a Jaguar Land Rover por ter recorrido à fotocopiadora para criar o Landwind X7.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.