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Trio de novidades Bentley para Portugal com o Bentayga PHEV em destaque

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A Bentley apresentou parte da sua renovada gama para 2022, com destaque para o Bentayga PHEV, que se assume como o ponta-de-lança no ataque ao mercado cada vez mais eletrificado. Mas também os renovados Continental GT Speed e GTC Speed (Convertible) terão um papel relevante nesta fase de transição para a marca de Crewe, no Reino Unido.

Após o lançamento do Bentayga V8 e do Bentayga Speed, no verão passado, o Bentayga Hybrid é o terceiro modelo do portefólio dos SUV de luxo. A primeira geração do Bentayga Hybrid representou um em cada cinco Bentayga fabricados e a introdução da segunda geração aumentará, provavelmente, essa proporção: desde o lançamento, 45% dos pedidos de Bentayga na China foram para a versão híbrida, indo ao encontro da procura cada vez mais evidente de soluções eletrificadas.

O novo Bentayga Hybrid baseia-se no mais recente design oferecido pela gama, com aspeto mais moderno e cuidado, enquanto o interior foi revisto, para uma combinação modernizada e incomparável de materiais de luxo, em consonância com o tradicional requinte artesanal. Além disso, o Bentayga Hybrid é o primeiro passo no caminho da Bentley para ter uma oferta eletrificada em toda a linha de produtos nos próximos três anos (de que fará parte o Bentley 100% elétrico em 2025) como parte da estratégia revolucionária Beyond100.

O foco na tecnologia é reforçado no sistema de infoentretenimento de última geração, que assenta no ecrã tátil de 10.9 polegadas com gráficos dinâmicos de alta resolução, configuráveis para atender às preferências do condutor. O hardware e software mais recentes trazem uma navegação totalmente nova, com mapas de satélite, pesquisa online e outras funcionalidades. O Apple CarPlay sem fios é de série pela primeira vez, juntamente com o Android Auto (dependente do mercado). Os ocupantes do banco traseiro beneficiam da introdução de um novo tablet de controlo remoto, de ecrã tátil maior, semelhante ao introduzido no novo Flying Spur.

A conectividade foi significativamente melhorada, com portas USB-C e um carregador de telefone sem fios, de série. A nova gama Bentayga é agora proposta com um cartão SIM incorporado, tal como acontece com os mais recentes modelos Continental GT.

No que diz respeito à personalização, um tópico que é igualmente relevante, o Bentayga conta com muitos mais elementos para ajustar a gosto do cliente. De acordo com os responsáveis da marca, a média de dinheiro gasto em opcionais por veículo é de 45 mil euros em Portugal, superior aos cerca de 35 mil euros da média da Europa. O interior pode, então, ser personalizado com a inserção, pela primeira vez num Bentley, de acabamento em alumínio escovado, bem como dois novos revestimentos: ‘Koa’ e ‘Crown Cut Walnut’. Outras opções de revestimento são ‘Dark Fiddleback Eucalyptus’, ‘Piano Black’ e ‘Dark Stained Burr Walnut’. A especificação Mulliner adiciona um novo design acolchoado.

Tecnologia eletrificada

Acompanhando as tendências de mercado, o Bentayga Hybrid assume-se como a aposta eletrificada em formato SUV, cobrindo as duas vertentes de maior procura no mercado de luxo. Com um motor elétrico de 94 kW (126 CV) de potência e 350 Nm de binário, este Bentley pode movimentar-se sem emissões até aos 130 km/h. A máquina elétrica está alojada na transmissão, entre a caixa de velocidades e o motor de combustão interna, um V6 bi-turbo de 3.0 litros para uma potência combinada de 449 CV.

A bateria de lítio de 17.3 kWh é constituída por 168 células individuais, com uma vida útil prevista de cerca de 160.000 quilómetros ou oito anos, podendo ser carregadas a 100% em menos de duas horas e meia (a um máximo de 7.2 kW).

Disponível com modos de condução, o Bentayga Hybrid conta com o modo ‘EV Drive’ como o preferencial para utilização em percursos mais urbanos e de curta distância, com uma autonomia elétrica de 40 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP, enquanto a autonomia combinada atinge os 693 quilómetros. O modo elétrico é acionado assim que o carro é ligado, maximizando a experiência de condução elétrica. O Bentley Hybrid Efficiency Accelerator Pedal fornece feedback ao condutor, utilizando um ponto de pressão para indicar a fronteira entre a potência elétrica e híbrida. Já o modo Híbrido maximiza a eficiência, utilizando dados do sistema de navegação. Este modo é adequado para viagens mais longas, trabalhando com o sistema de navegação inteligente para utilizar o motor elétrico como motor prioritário.

As prestações não deixam de ser importantes para um veículo com cerca de 2.6 toneladas: acelera dos zero aos 100 km/h em 5,5, atingindo a velocidade máxima de 254 km/h. Quanto ao consumo médio, é tão baixo quanto 3,4 l/100 km, para emissões de CO2 de 82 g/km, ambos em ciclo WLTP.

O novo Bentayga Hybrid é entregue com todos os cabos específicos necessários, facilitando o carregamento do veículo em casa ou através de outros pontos de carregamento, ou em parques de estacionamento públicos.

O preço base do Bentayga Hybrid para Portugal é de 216.180 euros (sem contar com opcionais despesas de transporte, preparação e legalização). Note-se que o tempo de espera deste modelo ronda os sete ou oito meses, devendo-se mais pela procura do que pelos constrangimentos dos chips. Além disso, notam os responsáveis da marca em Portugal, cada automóvel é produzido com enorme atenção ao detalhe, pelo que os clientes sabem de antemão que terão mais algum tempo de espera.

Desportivo encontra o luxo

Além do Bentayga Hybrid, a Bentley Portugal apresentou também os novos Continental GT Speed e GT Speed Convertible, assumidamente os automóveis de grande produção mais dinâmicos nos 101 anos de história da marca. Idealizados, projetados, desenvolvidos e fabricados artesanalmente na fábrica de Crewe, estes novos modelos de terceira geração baseiam-se numa longa tradição na construção de variantes Speed.

Em destaque nestes modelos está a nova tecnologia de chassis, desenvolvida especificamente para este modelo. A nova direção eletrónica nas quatro rodas aperfeiçoa a natureza dinâmica do Speed nos modos de condução ‘Bentley’ e ‘Comfort’, tornando-se mais direto no modo ‘Sport’, havendo ainda um diferencial eletrónico de deslizamento limitado. Em baixas e médias velocidades, as rodas traseiras do GT Speed viram no sentido oposto das rodas dianteiras, para ajudar numa rápida mudança de direção. Em velocidades elevadas, as rodas traseiras giram na mesma direção que as rodas dianteiras, para melhorar a estabilidade.

A tração ativa nas quatro rodas (Active All-Wheel drive), o controlo de tração e a distribuição de binário foram recalibrados em todos os modos de condução, para fornecer uma mudança percetível de caráter, relativamente às características de série do Continental GT, sobretudo no modo ‘Sport’. Neste, a distribuição de binário foi mais polarizada para o eixo traseiro. Pela primeira vez num Bentley, a última geração do Continental GT Speed apresenta a utilização de um diferencial traseiro eletrónico (eLSD) que, em conjunto com o controlo de tração e os sistemas ativos do chassis, oferece maior capacidade lateral, melhoria na estabilidade longitudinal, maior regulação no acelerador e melhor tração em condições adversas das estradas.

Nos modos ‘Bentley’ e ‘Comfort’, proporciona tração melhorada e maior estabilidade a velocidades elevadas, enquano no ‘Sport’, o eLSD foi regulado para equilibrar a capacidade de regulação do acelerador, melhorar a resposta ao voltar o volante e aumentar o rendimento em linha reta. O sistema de gestão da tração envia uma maior proporção de potência para o eixo traseiro, para permitir um controlo ainda maior do acelerador nas curvas.

A trabalhar em conjunto com esses sistemas estão as tecnologias chave do chassis, como a suspensão pneumática ativa de três câmaras, com amortecimento adaptativo, e o Bentley Dynamic Ride – as barras estabilizadoras ativas (48 V). Este sistema inovador possui potentes motores elétricos dentro de cada barra estabilizadora para resistir ao rolamento da carroçaria. Nas suas configurações mais firmes, os motores podem produzir até 1300 Nm em 0,3s, para neutralizar as forças geradas em curva e manter a carroçaria estável.

Dependendo do modo, o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) permite diferentes níveis de intervenção, com o modo ‘Dynamic’ do sistema a expandir a liberdade do condutor, permitindo-lhe que defina ou modifique ao seu critério a posição do carro nas curvas. Com o ESC desligado, o condutor fica por sua conta.

Para complementar o desempenho adicional do chassis, foi introduzido no GT Speed como nova opção um sistema de travões cerâmicos de carbono, recém-desenvolvidos. Os discos de carboneto de silício de carbono fornecem uma capacidade de travagem adicional. Maxilas dianteiras de dez pistões e maxilas traseiras de quatro pistões proporcionam uma maior força de travagem. O material em cerâmica e carbono também economiza mais de 33 kg de peso (toda a sua massa não suspensa) e produz níveis extremamente baixos de pó dos travões, ajudando a manter com boa aparência as exclusivas jantes Speed de 22 polegadas.

Prestações de excelência

Embora mantenha o foco no luxo e requinte, tal como os demais Bentley, o novo GT Speed coloca as prestações num patamar cimeiro. Equipado com uma versão atualizada do reputado motor W12 TSI de 6.0 litros da Bentley, que desenvolve uma potência de 659 CV – mais 24 CV do que o modelo W12 atual –, enquanto mantém extraordinários 900 Nm de binário máximo.

Graças a estes valores, pode atingir uma velocidade máxima de 335 km/h e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos (uma redução de 0,1 segundos). Por sua vez, a aceleração dos zero aos 100 km/h no GT Speed Convertible é de 3,7 segundos.

A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades é duas vezes mais rápida no modo ‘Sport’ do que o W12 “normal”, mantendo o espírito do Speed. Para quem pensa na eficiência, mesmo num desportivo Grand Tourer deste género, o modelo beneficia da tecnologia Stop-Start e de sistema de desativação de cilindros que permite reduzir os consumos, nomeadamente em situações de baixa carga no acelerador, o que acontece quando se roda a uma velocidade constante, de forma a conseguir “andar à vela”. Desta forma, o novo sistema desativa seis dos cilindros sempre que necessário.

No que diz respeito ao Continental GT Convertible, este descapotável está equipado com uma “Z-fold”, capota que demora 19 segundos a abrir/fechar, bastando pressionar um botão. A operação pode ser realizada em andamento, a uma velocidade máxima de até 50 km/h. É proposto com sete cores de capotas em lona disponíveis, incluindo uma interpretação do tradicional tweed britânico. Destaque também para as melhorias introduzidas na capota que garantem um descapotável tão silencioso no interior como o coupé da geração anterior.

O Bentley Continental GT Speed é proposto em Portugal com um preço a partir de 341.499 euros e o Continental GT Speed Convertible a partir dos 369.174 euros (preços sem extras, despesas de transporte, preparação e legalização).