O bem-sucedido BMW X2, que no léxico da marca alemã se assume como um SAV – Sport Activity Vehicle, num preciosismo linguístico –, passa a contar com um enorme reforço técnico na forma de uma versão plug-in híbrida com a particularidade de poder cumprir até 53 quilómetros em modo 100% elétrico. O lançamento no mercado europeu está previsto para o mês de julho.

Este novo X2 xDrive25e destaca-se pelo seu visual dinâmico, mas agora com uma eficiência muito maior decorrente da aplicação da quarta geração do sistema híbrido BMW eDrive desenvolvida para os plug-in híbridos da marca. A alimentar as rodas dianteiras está o motor 1.5 a gasolina de três cilindros com 125 CV a que se junta o motor elétrico de 70 kW (95 CV) para o eixo traseiro, obtendo em conjunto uma potência total de 220 CV numa configuração de tração integral (xDrive). Consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos, sobressaindo ainda pela capacidade de circular em modo 100% elétrico até 53 quilómetros no ciclo WLTP (57 no ciclo NEDC). A velocidade máxima é de 195 km/h – ou 135 km/h no modo elétrico.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 10.0 kWh com diferentes modos de carregamento. Numa tomada doméstica, o carregamento leva cerca de cinco horas, enquanto o recurso a uma wallbox da BMW (opcional) permite reduzir o tempo necessário para o carregamento para 3.2 horas.

Em termos de consumos, o X2 xDrive25e tem um valor homologado a partir dos 1,7 l/100 km no ciclo WLTP, correspondente a emissões de CO2 de 38 g/km. Curiosamente, os valores de consumos e emissões são ligeiramente mais altos no ciclo NEDC, que era entendido como mais ‘simpático’ para os dados oficiais dos construtores: desde 1,9 l/100 km e 43 g/km.

O modelo dispõe de condução em modo elétrico em três formatos: no modo AUTO o sistema alterna de forma automática e inteligente entre as duas motorizações, já o modo MAX eDrive dá primazia máxima ao sistema elétrico para a locomoção, enquanto o modo SAVE Battery permite guardar a carga da bateria para uma utilização posterior.

Em termos de equipamentos e estilo, o X2 xDrive25e conta com elementos distintivos, como a dianteira levemente revista sem faróis de nevoeiro, nova cor exterior Phytonic Blue metalizado, ao passo que os faróis LED de série passam a ter iluminação para más condições meteorológicas incluídas. Também novidade é o Business Package que inclui informações em tempo real do trânsito.

O compartimento da bagageira revela poucos constrangimentos graças à colocação das baterias sob o banco traseiro, com rebatimento dos bancos traseiros (40:20:40) e capacidade da bagageira de 410 litros até 1290 litros.

Entre o equipamento de série encontram-se as jantes de 17 polegadas, ar condicionado de duas zonas, ar condicionado auxiliar e menus específicos relacionados com a função híbrida. O novo modelo da BMW poderá ser encomendado em níveis de equipamento Advantage, Advantage Plus, M Sport e M Sport X e todas os equipamentos de personalização disponíveis para a gama estão disponíveis neste modelo híbrido plug-in.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.