M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Até ao final do ano, a BMW vai lançar no mercado mundial o seu primeiro modelo elétrico de produção a ostentar a marca MINI. E não é melhor maneira de promover o seu primeiro automóvel do género do que mostrando o que é capaz de fazer no limite. Neste caso, um protótipo de pré-produção do futuro MINI Cooper SE foi usado para rebocar um avião de carga Boeing 777F, que pesa 150 toneladas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Está na moda mostrar máquinas equipadas com motores elétricos a puxar máquinas maiores. Mas neste caso serve para mostrar algo mais prático do que um robô com quatro patas. Antes temos um automóvel elétrico de pequenas dimensões, que mesmo assim tem tanta potência no seu motor a baixa velocidade que consegue rebocar um veículo cem vezes mais pesado, mesmo quando está vazio. No vídeo, o MINI elétrico consegue puxar pelo Boeing 777F da Lufthansa durante 45 segundos.

O MINI Cooper SE vai começar a ser produzido em setembro, e vai combinar emissões de poluição de nível zero com a agilidade e prazer de condução que é tradicional encontrar nos veículos da marca britânica. Por isso, vai ser lançado com a carroçaria mais curta, de três portas, pelo que vai beneficiar de uma identidade desportiva. A BMW ainda não revelou detalhes técnicos do MINI elétrico, mas deverá ter o mesmo tipo de motor (170 cv) e baterias (44,2 kWh, com 15 horas de carregamento numa tomada caseira) do BMW i3, que tem dimensões semelhantes, ainda que use uma plataforma diferente.