Imagina os transportes de mercadorias do futuro a fazerem-se sozinhos? Esta é a visão da Volvo com os seus camiões autónomos elétricos, do qual o Vera é o primeiro exemplo e com os quais pretende obter um panorama mais eficiente, seguro e limpo para o setor dos transportes.

O objetivo é oferecer às companhias transportadoras um serviço contínuo entre pontos fixos (sempre do lugar A para o B) de forma a complementar as outras ofertas de entrega logística dinâmica (para clientes particulares, por exemplo, cuja morada varia numa base diária). Esta modalidade de transportes serve ainda para distâncias relativamente curtas e grandes volumes, sempre com emissões zero e máxima eficiência de transportes.

“O potencial completo da indústria dos transportes ainda está por observar. Tudo sugere que a necessidade global de transportes vá continuar a aumentar significativamente nas próximas décadas. Se vamos cumprir essa procura de uma forma eficiente e sustentável, temos de encontrar novas soluções”, refere Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks, abordando as potencialidades deste camião autónomo Vera.

Num ecossistema totalmente integrado, a Volvo Trucks prevê ainda uma operação em que os veículos autónomos estão ligados em rede – na ‘nuvem’ – com sistemas avançados autónomos que estão designados para localizar a sua posição com precisão de centímetros, respondendo em tempo real ao estado do tráfego em seu redor.

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O centro de controlo monitoriza continuamente o progresso dos transporte e mantém um controlo apertado sobre o posicionamento do veículo, mas também sobre o estado da carga da bateria, o estado da mercadoria e a eventual necessidade de serviços adicionais a efetuar no veículo. A precisão e controlo do tempo de viagem é outra das vantagens do sistema autónomo da Volvo, melhorando a eficiência logística.

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