A Porsche revelou a versão de base para o Taycan, com um preço abaixo dos 100 mil euros para conquistar ainda mais clientes naquele que já é um dos modelos mais bem-sucedidos na marca. A autonomia na versão de maior bateria é de 484 quilómetros com uma única carga.

Juntando-se aos Taycan 4S, Turbo e Turbo S, o Taycan de base (simplesmente Taycan) recorre a uma motorização apenas, dispondo de tração traseira e de duas opções de bateria. De série, a berlina elétrica desportiva surge com a bateria Performance, cuja capacidade bruta é de 79.2 kWh, para uma autonomia de 431 quilómetros. Opcionalmente, os clientes poderão optar pela bateria Performance Plus, com uma capacidade bruta de 93.4 kWh e autonomia de 484 quilómetros, tratando-se de uma opção de maior capacidade.

Os valores de potência também se alteram consoante a bateria selecionada: no caso da versão de base, a potência é de 300 kW (408 CV) em ‘overboost’ (com função de ‘launch control’), enquanto a opcional Performance Plus dispõe de potência ‘overboost’ de 350 kW (476 CV). Esses são os valores máximos quando as prestações são a prioridade, com a potência nominal a ser de 240 kW (326 CV) e 280 kW (380 CV), respetivamente.

O motor síncrono permanente, colocado no eixo traseiro, tem um comprimento de 130 milímetros, sendo o mesmo que é utilizado no Taycan 4S. O inversor opera até 600 amperes. Adicionalmente ao motor, a arquitetura da transmissão inclui também uma caixa de duas velocidades. Com um coeficiente aerodinâmico de 0,22, a sua aerodinâmica contribui significativamente para o baixo consumo de energia e elevada autonomia. A potência máxima de recuperação é de 265 kW.

O Taycan acelera dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos, seja qual for a especificação da bateria. A velocidade máxima é de 230 km/h em ambas as configurações, enquanto a capacidade máxima de carregamento é de 225 kW (bateria Performance) ou de 270 kW (bateria Performance Plus). Significa isto que ambas as baterias podem ser carregadas de cinco a 80% em 22,5 minutos e que a energia para percorrer 100 quilómetros é obtida em apenas cinco minutos.

Como mais jovem membro da família, o Taycan inclui, desde o início, as novas funcionalidades introduzidas nas outras versões com a recente atualização de meio de ciclo. Por exemplo, a função Plug & Charge permite carregamentos e pagamentos mais simples, sem a necessidade de utilizar um cartão ou uma app: assim que o cabo de carregamento é conectado, o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação Plug & Charge. Em seguida, o processo de carregamento inicia-se de forma automática. Os pagamentos são também processados automaticamente.

Tal como nas outras versões, a lista de equipamento opcional integra elementos como o head-up display a cores e o carregador de bordo com 22 kW de capacidade de carga. Com o serviço Functions on Demand (FoD), os proprietários podem adquirir variadas funcionalidades de assistência ou conforto. Em alternativa, têm a possibilidade de as solicitar por um período de tempo limitado. Esta solução funciona depois de o veículo ser entregue e para a sua configuração original. A ativação online significa que não é necessário visitar um Centro Porsche. Atualmente, isto é possível para o Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), Direção Assistida Plus, Assistente Ativo de Manutenção na Faixa e Porsche InnoDrive.

Esteticamente, as semelhanças com as demais versões são evidentes e naturais, embora esta variante se demarque pelas jantes Taycan Aero de 19” otimizadas na aerodinâmica e pelas pinças de travão em preto. O spoiler do para-choques dianteiro, as saias laterais e o difusor traseiro em preto são os mesmos que encontramos no Taycan 4S. Os faróis em LED são de série.

Por dentro, também muitas semelhanças, como o painel de instrumentos curvo e flutuante, a que se junta o ecrã central com 10.9” para o sistema de infoentretenimento e um ecrã opcional para o passageiro. De série, oferece um interior parcialmente em pele, assim como bancos dianteiros ‘comfort’ com regulação elétrica em oito vias e duas bagageiras: 84 litros à frente e 407 litros atrás.

O Taycan é também o primeiro modelo Porsche disponível com um interior totalmente livre de couro, recorrendo a materiais reciclados para reforçar o conceito sustentável.

Controlo central

Integrando as diversas tecnologias para otimizar o dinamismo do Taycan, a Porsche utiliza um sistema de controlo central, denominado Porsche 4D Chassis Control, o qual analisa e sincroniza todos os parâmetros do chassis em tempo real. Tanto a suspensão de série com molas em aço como a opcional suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras são complementadas pelo sistema de controlo eletrónico do amortecimento PASM (Porsche Active Suspension Management).

A suspensão pneumática adaptativa está equipada com a função Smartlift. Isto permite que o Taycan seja programado para que a altura ao solo seja elevada em determinadas localizações de passagem frequente, como lombas ou entradas de garagem. A função Smartlift pode também influenciar ativamente a altura ao solo em autoestrada, podendo definir a altura para o melhor compromisso entre eficiência e conforto.

O Taycan está equipado, de série, com pinças monobloco em alumínio com seis êmbolos à frente e quatro êmbolos atrás. Os discos de travão ventilados são de 360 mm de diâmetro à frente e 358 mm de diâmetro atrás. As pinças têm um acabamento em preto anodizado. Como opção estão disponíveis os travões Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com discos de 410 mm de diâmetro à frente e 365 mm atrás.

Os primeiros Taycan de tração traseira irão chegar aos concessionários da Porsche a partir de meados de março, com um preço base a partir dos 87.127 euros.

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