Ainda sem qualquer modelo na estrada, a Polestar, marca desportiva da Geely anteriormente associada à Volvo, já conta com um concept futurista, o Precept, que simboliza a visão da marca para o futuro e que aposta numa tónica mais ecológica com materiais amigos do ambiente. Além disso, revela uma noção de interação digital muito avançada com o condutor.

Apresentado como um representante minimalista no seu aspeto, o Polestar Precept estabelece o tom para os futuros modelos da marca, com áreas muito limpas e tratamento aerodinâmico muito cuidado. A distância entre eixos de 3,1 metros acomoda a bateria de grandes dimensões numa posição muito baixa, beneficiando ao mesmo tempo o espaço interior, sobretudo nos lugares traseiros.

Na dianteira, a grelha é substituída por aquilo que a marca apelida de Polestar SmartZone, que alberga os sensores e outras tecnologias para ajudar na condução. Colocados atrás de um painel transparente estão dois sensores por radar e uma câmara de alta-definição. O módulo LIDAR, situado no topo do tejadilho em vidro, permite visibilidade aperfeiçoada e aponta para o passo seguinte na condução autónoma ou assistida. Proveniente da Volvo, a assinatura luminosa do ‘Martelo de Thor’ está presente em elementos separados para uma interpretação mais dinâmica e robótica.

Na traseira, o destaque vai para a faixa luminosa a toda a largura do veículo, que se estende para duas ‘lâminas’ verticais de cuidado aerodinâmico. O mesmo foi usado como justificação para a supressão dos espelhos retrovisores convencionais, surgindo duas câmaras em seu lugar. Sem óculo traseiro convencional, as imagens posteriores são reproduzidas num ecrã situado no mesmo local do espelho retrovisor central.

Movendo-se pelo conceito de sustentabilidade, o Precept recorre a novos materiais interiores que combinam luxo com reduzido impacto ambiental, permitindo ao mesmo tempo uma redução de cerca de 50% no peso e até 80% menos de plástico utilizado. Os revestimentos dos bancos são formados a partir de garrafas PET recicladas, enquanto as laterais e os encostos de cabeça são feitos em cortiça reciclada. Já os tapetes são produzidos a partir de redes de pesca. Ou seja, neste concept não existem couro, madeira ou metais raros.

Tecnologicamente, estreia sistema HMI com base no sistema operativo Android, resultando de uma parceria estreita com a Google. O grande destaque vai para o ecrã central de 15 polegadas que complementa a unidade de 12.5 polegadas da instrumentação, estando os dois ligados por uma lâmina iluminada que atravessa todo o interior. O símbolo da Polestar flutua holograficamente no interior de uma peça de cristal sueco entre os encostos de cabeça traseiros. Na ligação ao condutor, o próprio painel de instrumentos dispõe de sensores inteligentes que seguem o olhar do condutor e ajusta o conteúdo dos vários ecrãs de acordo.

Declaração de intenções

O nome ‘Precept’ foi escolhido pela intenção da marca de salientar o papel deste modelo na declaração de intenções da Polestar para o futuro, sendo que em inglês ‘Precept’ simboliza o que está para vir. Além disso, representa um importante marco para a Polestar enquanto marca independente, embora demonstrando a filosofia que é seguida pela marca: “pureza, progressividade e performance”.

O Precept Concept será apresentado no Salão de Genebra de 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.