Tendo revelado o seu plano de aceleração de transição para a mobilidade elétrica total até ao final desta década, a Mercedes-Benz revelou que tem também em desenvolvimento um modelo elétrico que terá mais de 1000 quilómetros de autonomia WLTP.

O projeto tem atualmente a denominação Vision EQXX, sendo um automóvel elétrico de desenvolvimento tecnológico que tem em vista um incremento exponencial da autonomia e da eficiência energética, com o objetivo de um consumo de dígito único de kWh por cada 100 quilómetros de viagem em velocidades constantes de autoestrada.

A trabalhar neste projeto está uma equipa multidisciplinar que também conta com elementos da divisão de motorizações de alta performance (HPP) da equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz de forma a conseguir cumprir com esses objetivos ambiciosos.

A apresentação mundial irá decorrer em 2022, com os progressos tecnológicos revelados no EQXX a transitarem, subsequentemente, para os automóveis de produção em série quando as novas arquiteturas elétricas MB.EA, AMG.EA e VAN.EA forem lançadas, de 2025 em diante.