Este é o Ferrari V12 mais potente de sempre… em dose dupla

18/09/2018

A Ferrari surpreendeu toda a gente ao apresentar não um, mas dois novos desportivos de edição limitada que honram o passado da marca de Maranello – os Monza SP1 e Monza SP2.

Com estilo clássico e representativo de uma nova filosofia a que a Ferrari deu o nome de ‘Icona’, por recuperarem linhas de ícones do passado como o 166 MM de 1948, os Monza SP (1 e 2) traduzem uma “experiência ao volante verdadeiramente única”, com o SP1 a ser considerado mesmo como um monolugar sem compromissos de utilização.

Estas edições limitadas têm uma aparência semelhante, mas com diferenças nalguns aspetos, como por exemplo no número de ocupantes. O SP1 recorre a um painel de cobertura para o lado direito, onde ficaria o lugar do passageiro, num autêntico estilo ‘barchetta’ que suprime ainda o arco de segurança atrás do habitáculo nesse mesmo lado.

De acordo com a marca italiana, corresponde “ao melhor rácio peso-potência de qualquer barchetta graças ao uso extensivo de fibra de carbono na sua construção”. A Ferrari tentou assim reduzir ainda mais o peso para melhorar as prestações, atuando igualmente na conceção das portas laterais, agora mais curtas e com abertura para a frente (1500 kg no caso do SP1 e mais 20 kg no do SP2). Ambos contam igualmente com fibra de carbono bem à vista no habitáculo, para uma sensação minimalista e com os comandos essenciais à disposição do condutor/piloto.

Já o SP2 conta com os dois lugares ‘da praxe’ e um para-brisas de pequena dimensão para o condutor, com a Ferrari a destacar que este modelo estreia uma solução patenteada apelidada ‘Para-Brisas Virtual’ que permite desviar o ar mesmo à frente do habitáculo e assim manter o habitáculo confortável e suficientemente protegido de ruídos aerodinâmicos produzidos pelo vento.

Na traseira, um dos elementos de destaque é a adoção de um filete luminoso a toda a largura, dando também uma pista para o design dos futuros modelos em termos de identidade luminosa.
a carregar vídeo

Sem revelar grandes dados técnicos, a marca adianta que estes Monza SP têm o V12 atmosférico mais potente alguma vez produzido pela Ferrari, com um total de 810 CV e 719 Nm de binário às 7000 rpm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em meros 2,9 segundos e chegar aos 200 km/h em apenas 7,9 segundos. A velocidade máxima está cifrada acima dos 300 km/h.

Também na moda

Lembrando que estes são dois desportivos exóticos que remetem para o passado, a Ferrari também revelou uma linha de moda consentânea, desenvolvida em parceria com duas marcas de luxo, a Loro Piana e a Berluti, com uma linha de roupa e acessórios para todos os que querem conduzir o seu Ferrari com estilo clássico – entre os itens possíveis de comprar encontram-se os fatos de competição, casacos, luvas, sapatos ou cachecóis.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.