Este Atlas Cross Sport Concept apresenta-se em formato de quase produção em série, mostrando detalhes já muito elaborados, como o desenho único da grelha dianteira, mais desportivo, e os faróis com tecnologia LED. Na traseira, as diferenças são mais visíveis, ocorrendo ao nível do pilar C e do tejadilho, mais descendente. Para este concept, sendo um protótipo, contudo, a Volkswagen incluiu jantes de 22 polegadas e um spoiler traseiro montado na parte superior da tampa da bagageira.
No interior, a marca não abdica do sistema de instrumentação digital com 12.3 polegadas, oferecendo diversas possibilidades de informação. De igual forma, o sistema de infoentretenimento recorre ao ecrã tátil de 10.1 polegadas, com sensores para controlo gestual, sendo que maior novidade é a aplicação de um terceiro ecrã tátil para o controlo da climatização.
A motorização também aponta para algo que a Volkswagen poderá usar no lançamento da versão de produção em série – o que deverá ocorrer em 2019. Assim, este Atlas Cross Sport Concept reforça a aposta da companhia na mobilidade mais ecológica, com duas versões híbridas em proposta. Uma delas, a PHEV, tem como integrantes um motor V6 FSI de 3.6 litros com 280 CV e 350 Nm em associação a dois motores elétricos para uma potência combinada de 360 CV (264 kW).
A energia é armazenada em baterias de iões de lítio de 18 kWh, com capacidade para movimentar este modelo em emissões zero até 70 quilómetros. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 209 km/h. Dispõe de caixa automática de oito velocidades e de sistema de tração integral 4Motion com modos de atuação entre o Off-Road, Sport e Snow.
Por seu turno, a variante híbrida (HEV) tem a mesma configuração de motores térmico e elétricos, mas a menor capacidade da bateria (2.0 kWh) determina menor autonomia (até 2,5 quilómetros em modo elétrico) e menor potência de conjunto, com um valor anunciado de 314 CV.Com base na plataforma MQB, mede 4846 mm de comprimento, 1734 mm de altura e 2029 mm de largura. Este modelo será lançado nos Estados Unidos da América (EUA) e produzido na fábrica de Chattanooga, Tennessee.
Atlas Tanoak Concept
Além desse SUV mais desportivo, a Volkswagen revelará ainda um outro modelo com base na plataforma MQB, neste caso mais versátil, a pick-up Atlas Tanoak, que recebe o seu nome em homenagem a uma espécie de árvore que existe na costa do Pacífico e que atinge os 45 metros de altura. Com um comprimento de 5438 mm, o Atlas Tanoak é mais curto, mas se pelos cânones europeus é grande, pelos cânones dos americanos é ‘apenas’ uma pick-up de segmento médio, como é apelidada pela Volkswagen. Com cabine dupla e cinco lugares, tem ainda uma ‘caixa’ de transporte de 1627 mm de comprimento, 1450 mm de largura e 530 mm de altura. Essa caixa foi pensada para o transporte de bicicletas, pranchas e pequenos barcos.
A motorização fica a cargo de um V6 FSI de 3.6 litros com uma potência de 280 CV e binário máximo de 350 Nm com caixa automática de oito velocidades e tração integral 4Motion.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

