Aproxima-se o momento de revelação do novo Volkswagen ID.4, segundo elemento da nova família de automóveis elétricos da marca alemã, destacando esta o formato aerodinâmico do seu novo SUV.

Com o ID.3 já a chegar ao mercado nacional, a Volkswagen está a ultimar os preparativos para a apresentação do ID.4, que assume o formato de um SUV dinâmico, 100% elétrico, destinado ao mercado global, aproveitando assim duas tendências crescentes, a dos modelos elétricos e a dos SUV.

De acordo com o responsável pelo design deste novo modelo do Grupo Volkswagen, Klaus Zyciora, o ID.4 representa “a evolução do design elétrico. O seu design exterior é limpo, fluído e poderoso. Parece forte e confiante de uma nova forma. Isso deve-se, em grande parte, ao estilo aerodinâmico e sem cortes da família ID. que transferimos para o segmento SUV pela primeira vez”.

O designer refere mesmo que as linhas do novo modelo são tão fluidas que “parecem ter sido desenhadas pelo próprio vento”, justificando com um baixo coeficiente de arrasto, algo que é essencial para que um carro seja mais eficiente em andamento.

A marca promete uma autonomia que pode exceder os 500 quilómetros (no ciclo WLTP) e uma versão de tração integral, que surgirá posteriormente. No lançamento, estará disponível com tração traseira.

“O ID.4 obtém um ótimo coeficiente de arrasto de 0.28. O fator mais importante para este facto é o formato fluído básico da carroçaria e do habitáculo, que é significativamente orientado para a traseira”, complementa Zyciora.

Recorde-se que este é apenas mais um passo para a transição elétrico da marca Volkswagen, que irá investir um total de 11 mil milhões de euros na mobilidade elétrica até 2024. O ID.4 será o segundo modelo com base na nova plataforma modular elétrica MEB, que foi estreada pelo ID.3.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.