Com o ID.X Performance, a Volkswagen apresentou a sua visão de uma berlina desportiva totalmente elétrica da classe média-alta no encontro de veículos elétricos realizado em Locarno, na margem suíça do Lago Maggiore. Este concept dispõe de tração integral e visual mais agressivo para reforçar a sua postura desportiva.

Este modelo demonstra um carácter desportivo através de uma série de características específicas para o efeito, como o defletor dianteiro no para-choques ou o difusor traseiro, com ambos os componentes a serem produzidos em carbono. Ainda na traseira, destaca-se a asa em carbono para garantir a carga aerodinâmica necessária em alta velocidade. Os grupos óticos atrás realçam o aspeto desportivo da berlina elétrica de alta performance.

Os engenheiros da marca alemã incrementaram o ângulo de convergência em 80 milímetros e rebaixaram a suspensão desportiva, com molas especialmente rígidas, em 60 milímetros, tornando o comportamento do veículo mais ágil. Ainda nas ligações ao solo, o ID.X Performance está equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas com porca de aperto central e com pneus de competição.

No interior do veículo, os ocupantes sentam-se em bancos de carbono para um apoio ideal mesmo com um estilo de condução dinâmico. Os detalhes em vermelho realçam as características desportivas do habitáculo.

Prestações de alto nível

Para este modelo conceptual, a Volkswagen optou por uma solução de dois motores elétricos com 441 kW/558 CV de potência: na dianteira, conta com um motor assíncrono, enquanto na traseira apresenta-se o motor síncrono de íman permanente. Esta configuração permite um sistema de tração integral, não faltando uma função ‘boost’ para disponibilização instantânea de toda a potência.

O binário é controlado pelo Vehicle Dynamics Manager, sistema que também gere o funcionamento do bloqueio do diferencial do eixo traseiro no ID.X Performance. A função é controlada através de um ecrã independente – com 17 centímetros de diagonal – posicionado na consola central.

A energia de propulsão dos dois motores é fornecida pela bateria de tração, a qual permite uma elevada potência contínua e tempos de carregamento curtos, com uma capacidade máxima de 200 kW.

Andreas Reckewerth, Diretor de Tecnologia da plataforma MEB, e a sua equipa criaram este protótipo com base no novo ID.7, explicando que a plataforma “oferece muitas possibilidades fantásticas para abordar o desenvolvimento de veículos com uma grande dose de criatividade. Era claro para nós que queríamos basear o nosso novo ‘show-car’ no ID.7 e que nos concentraríamos em melhorar o seu desempenho. Desta forma, podemos mostrar o que é possível atingir.”

Para além do ID.X Performance, a Volkswagen também mostrou em Locarno outros modelos da família ID, aproveitando a presença neste evento de muitos entusiastas de automóveis elétricos, que se reuniram na margem suíça do Lago Maggiore. O encontro foi iniciado e organizado por clientes ID., que são também membros do ID. Drivers Club. Em 2023, este encontro estabeleceu um novo recorde de participação com mais de 130 veículos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.