A nona geração do Volkswagen Passat Variant prepara-se para o seu lançamento, no primeiro trimestre de 2024, sabendo-se desde já que terá um aumento nas suas dimensões, um conforto redobrado qualidade melhorada. Entre as suas motorizações estará uma versão híbrida plug-in com autonomia elétrica superior aos 100 quilómetros.

O novo Passat Variant terá a sua estreia mundial no final de agosto, com a marca alemã a revelar os seus primeiros detalhes em termos de funcionalidades e inovações, destacando-se o novo interior de alta qualidade, um novo sistema de controlo adaptativo do chassis, bancos de classe premium e unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 100 quilómetros.

Ao conceber o novo modelo, apenas na sua versão carrinha (Variant), a Volkswagen explorou plenamente o potencial da plataforma modular transversal na sua nova fase de desenvolvimento – MQB evo, abreviadamente. A marca diz ter recorrido a materiais de alta qualidade e a um isolamento acústico mais eficaz para cimentar as noções de qualidade e conforto.

No mesmo tema de conforto, a Volkswagen revelou que os bancos dianteiros ergoActive vão estar disponíveis como opção, destacando-se por terem regulação elétrica (até 14 vias, consoante o modelo e o equipamento), além de funções de massagem e de refrigeração com diferentes configurações.

Novo conceito de ecrã e volante… com botões físicos

O Passat Variant será lançado com um novo cockpit e um novo sistema de infoentretenimento, baseado num novo ecrã de 12.9 polegadas (32 cm na diagonal) de série. Há também um novo ecrã de 15 polegadas (38 cm) como opção ou dependendo do equipamento. Os controlos táteis iluminados encontram-se por baixo do ecrã de infoentretenimento e são utilizados para regular funções como a temperatura interior e o volume. A Volkswagen oferece ainda, como opção, um novo head-up display que projeta a informação no para-brisas.

Nota para o facto de o volante multifunções voltar a ter botões, para facilitar ainda mais a condução, numa resposta direta aos pedidos dos clientes e condutores que não apreciaram a passagem para os comandos táteis dispostos no volante de modelos como o Golf.

Em termos de dimensões, o novo Passat Variant é muito maior do que o seu antecessor, medindo mais 14 cm no comprimento, o que aumenta o espaço para as pernas em mais 5 cm. A capacidade da bagageira é também aumentada em 40 litros para 690 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros), e ainda em 140 litros, para 1920 litros, quando o banco traseiro é rebatido.

Gasolina, Diesel e Plug-in

Graças à plataforma MQB evo, o novo Passat Variant pode ser equipado com diferentes tipos de motor. Será proposto com motores turbodiesel (TDI), motores a gasolina turboalimentados (TSI), motores a gasolina turboalimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid).

A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in pode chegar até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível de série.

Nova suspensão adaptativa e chassis mais rígido

As alterações no chassis visam melhorar a eficácia dinâmica do novo modelo, com maior rigidez de curvatura e maior força lateral de direção do eixo traseiro de quatro braços, a que se junta ainda uma nova configuração de direção eletromecânica, barras estabilizadoras e amortecedores modificados e adaptações para diferentes jantes. A Volkswagen argumenta que procedeu ainda ao estabelecimento de relação de direção mais direta.

A Volkswagen oferece ainda uma geração mais desenvolvida do controlo adaptativo do chassis, a Suspensão Adaptativa DCC Pro com amortecedores de duas válvulas. Este sistema reage continuamente ao piso e à situação de condução, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e as manobras de aceleração. O amortecimento ideal é calculado para cada roda e ajustado nos amortecedores em frações de segundo. O condutor tem a opção de ajustar o DCC de acordo com as suas preferências – de muito confortável a muito desportivo.

O Vehicle Dynamics Manager faz também parte do equipamento de série – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro.

Outra novidade, esta no âmbito da tecnologia, prende-se com a iluminação. A carrinha germânica poderá receber uma nova geração do sistema IQ.Light LED Matrix. Estes faróis possuem um novo feixe principal de alta performance com um alcance de cerca de 500 metros. Na traseira, o novo modelo possui uma faixa horizontal contínua de LED para os faróis traseiros.

O novo Passat Variant será lançado no primeiro trimestre de 2024. É a nona geração de um dos automóveis de dimensão média mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 50 anos de história e mais de 30 milhões de unidades vendidas.

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