A Xiaomi EV, a divisão automóvel do gigante tecnológico, está já a preparar-se para avançar para os mercados estrangeiros e vai iniciar operações de venda de automóveis em várias regiões.
Meios locais afirmam que o Xiaomi Group já adicionou um grupo de preparação de vendas no exterior à sua divisão internacional e já está mesmo a contratar para várias posições relativas à venda de automóveis no estrangeiro.
A Xiaomi EV está à procura de pessoas para pesquisa de mercado, gestão de projetos e também de engenheiros de pós-venda de automóveis elétricos, diz a notícia citada pelo CEVPost.
A divisão de direção autónoma da Xiaomi EV adicionou na sua estrutura vários novos cargos para os mercados internacionais. Estes novos elementos têm como missão lidar com o processo de conformidade para recursos de direção inteligente no exterior e preparar-se para o lançamento dos recursos, de acordo com a notícia.Após os processos de conformidade estarem concluídos e os automóveis certificados, a Xiaomi EV irá testar o mercado, avançando nos próximos anos com vendas de pequeno volume em várias regiões do globo.
Depois de testada a resposta dos consumidores em vários mercados, nomeadamente na Europa, a gigante tecnológica avançará então para um lançamento em larga escala das suas operações no estrangeiro.
De acordo com a notícia, as vendas da Xiaomi EV no exterior dependerão principalmente das lojas da divisão internacional da gigante automóvel. Atualmente, a empresa tem mais de 100 lojas geridas diretamente no estrangeiro, incluindo em Portugal.
O primeiro automóvel da Xiaomi foi lançado a 28 de março. O Xiaomi SU7 é um sedan 100% elétrico que arrancou com um preço inicial de 215.900 yuan (28.700 euros).
A 9 de dezembro, a Xiaomi anunciou o seu segundo modelo 100% elétrico. O YU7 é um SUV que será lançado em junho ou julho do próximo ano.
O sedan SU7 já foi visto na Europa, no que foram uns primeiros testes à reação do público.
Ainda antes do lançamento oficial do SU7, a Xiaomi apresentou o sedan no Mobile World Congress em Barcelona, em fevereiro.
Em julho, a Xiaomi enviou dois SU7 para uma apresentação especial em Paris. Foi nesta altura em que o fundador, presidente e diretor executivo do fabricante de smartphones, Lei Jun, afirmou que o objetivo é vender carros da marca Xiaomi na Europa antes de 2030.