A Zeekr, marca chinesa de automóveis premium que pertence ao grupo Geely, apresenta a versão mais desportiva do 001, que promete ser capaz de lutar com os hiperdesportivos de marcas mais exclusivas. Com 1265 CV de potência, o 001 FR promete uma aceleração dos zero aos 100 km/h em pouco mais de dois segundos.

Quando a Zeekr lançou o seu primeiro automóvel em 2021, precisamente o 001, a marca prometeu que não iria lançar automóveis aborrecidos, prometendo até uma aura desportiva para o futuro. Eis, então, o 001 FR, variante desta shooting brake elétrica que se diferencia pelo conjunto de quatro motores elétricos capazes de entregar um total de 1265 CV de potência. A marca indica que a aceleração dos zero aos 100 km/h é feita em apenas 2.07 segundos!

Com efeito, o conjunto motriz denota a competência da Zeekr no desenvolvimento de soluções desportivas, com quatro motores elétricos de carboneto de silício para prestações fora de série. Além disso, todos os sistemas de controlo e de eletrónica para controlo do chassis, como a de vetorização de binário, foram desenvolvidos internamente pela marca, permitindo ajustar a potência a cada roda em milésimos de segundo.

A utilização de fibra de carbono foi também necessária para reduzir o peso geral e assim ajudar a manter não só a agilidade, mas também a rigidez elevada para assim poder lidar com aquela potência e com trajetos mais sinuosos. A aerodinâmica foi outro dos aspetos muito trabalhados pela Zeekr, com elementos em carbono pensados especialmente para o efeito. O sistema de travagem foi revisto e robustecido para lidar com este aumento de potência e com a maior exigência dos mais de 1000 CV.

Mas além disso, o 001 FR conta ainda com diversos elementos distintivos por fora e por dentro para evidenciar o seu carácter mais desportivo, como para-choques mais amplos e agressivos, saias laterais, ‘splitters’ dianteiros e traseiros, difusor integrado no para-choques traseiro e uma dupla de ailerons para incrementar a carga aerodinâmica.

Tecnologicamente, o 001 FR diferencia-se ainda por ser o primeiro automóvel de produção em série com um pack integrado de comunicações por satélite, permitindo dessa forma manter as comunicações mesmo nos locais mais remotos.

Para a bateria, a Zeekr optou por uma unidade de 100 kWh fornecida pela CATL da mais recente tecnologia Qilin e com elevada densidade energética. Graças ao sistema elétrico de 800 V, consegue suportar carga ultrarrápida, com a possibilidade de carregar de 10 a 80% do estado de carga em apenas 15 minutos.

As primeiras entregas deste novo Zeekr 001 FR estão previstas para o mês de outubro, com uma produção limitada a apenas 99 unidades por mês. Cada comprador terá ainda direito a uma sessão de treino personalizada para se habituar a lidar com veículos elétricos de alta potência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.