Mais de 40 candidaturas aos prémios que visam promover e distinguir uma nova cultura de mobilidade. Já há finalistas e os vencedores serão conhecidos esta quinta-feira, no contexto da Lisbon Mobi Summit

São já conhecidos os finalistas dos prémios por uma mobilidade inteligente, Global Mobi Awards OK teleseguros 2018.

Esta iniciativa promovida pelo Global Media Group através do seu site Motor24, visa distinguir o que melhor se faz em Portugal em matéria de mobilidade inteligente e de promoção de uma economia descarbonizada. Para isso, foram criadas um total de oito categorias, divididas em duas grandes áreas, cada uma delas com um júri específico.

Nas categorias de prémios reservadas a Cidades, Empresas/Organizações e Cidadania, o júri, presidido por Robert Stussi e composto por especialistas em mobilidade, urbanismo e transportes, como Isabel Seabra, João Peças Lopes, António Pérez Babo e João Seixas, escolheu em cada categoria, três candidaturas que passam à fase final, num total de 22 inscritos.

Assim, no prémio reservado às Cidades, que visa distinguir os projetos de acessibilidade e mobilidade inteligente com maior inovação ou impacto na população, passam à fase final do prémio os seguintes candidatos:

  • BeÁgueda (Câmara Municipal de Águeda)
  • MobiCascais (Câmara Municipal de Cascais)
  • MUV – Mobilidade Urbana de Viseu (Câmara Municipal de Viseu).

Na categoria reservada a Empresas/Organizações, os prémios pretendem destacar empresas e entidades do setor da mobilidade inteligente ou projetos de descarbonização dos transportes ou frotas ou mobilidade inteligente, com demonstração das suas consequências para a sustentabilidade. Apresentaram-se a concurso 15 candidatos e o júri decidiu destacar os seguintes três:

  • Lisboa, cidade mais sustentável (EMEL)
  • Descarbonização nos transportes públicos de Coimbra (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.
  • Just Drive (Zeev).

Finalmente, para o prémio Cidadania, foram eleitos os seguintes finalistas:
  • Ecovoltas Solidárias (Ecokart Portugal)
  • Construção de ciclovia e passagem pedonal na Ponte 25 de Abril (Alma Lisboa)
  • MUV Fundão – mobilidade nas cidades (Bag Consulting)

O prémio Cidadania pretende distinguir personalidades, cidadãos, associações sem fins lucrativos, ONG`s ou instituições de ensino e pesquisa que tenham contribuição de relevo para a mobilidade inteligente e para a gestão da mobilidade, resultando numa melhor qualidade e diversificação dos serviços de transportes e do espaço público.

Prémios para veículos e tecnologias

Além dos prémios para práticas, empresas e políticas, os Global Mobi Awards OK teleseguros têm uma secção específica para produtos e tecnologias, cujo júri, também específico, é constituído por jornalistas e representantes de associações e empresas.

Estes prémios estão divididos em cinco categorias e pretendem encontrar e distinguir os veículos e tecnologias que melhor contribuam para uma mobilidade inteligente e descarbonizada. Concorreram um total de vinte candidatos, divididos nas seguintes categorias.

  • Carro Elétrico
  • Carro Híbrido e Plug-In
  • Veículo Elétrico de Frota
  • Veículo Elétrico Leve (LEV)
  • Tecnologia de Apoio.

Os vencedores da primeira edição dos prémios por uma mobilidade inteligente – Global Mobi Awards OK teleseguros 2018, vão ser anunciados na cerimónia de entrega de prémios que decorre esta quinta-feira dia 13 de setembro, na Central Tejo em Lisboa. A cerimónia ocorre no contexto da Lisbon Mobi Summit, também organizada pelo Global Media Group e que promete ser um grande evento sobre mobilidade, cujo programa pode consultar aqui.