Será, também por isto, o ano da prometida afirmação dos elétricos, que estão em clara maioria no novo calendário. E a romena Dacia, marca do Grupo Renault, promete dar um passo de gigante na caminhada da democratização da tecnologia de baterias, com Spring, que será o elétrico mais barato do mercado, anunciado com preço abaixo dos 20 mil euros, combinando a propulsão de emissões zero e outra tendência que não sairá de moda em 2021: o formato SUV.
SUV de todos os tamanhos e feitos
Sem surpresa, para o calendário novo, multiplicam-se os anúncios de modelo com o formato SUV, com motores térmicos, elétricos e híbridos, compactos de tamanho XL, do tipo coupé e mais desportivos, haverá para todos os gostos.
Começando pela estreia do Volkswagen ID.4, o segundo membro da nova família de elétricos da marca alemã que se apresenta equipado com uma bateria de 77 kWh de capacidade que alimenta um motor elétrico no eixo traseiro, com 204 CV de potência e autonomia máxima de 520 km. E no mesmo grupo empresarial, a Audi tem agendados os lançamentos dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, enquanto a Porsche assegura a chegada do Macan EV.
Mas a lista é muito longa: também confirmados para o próximo ano, Nissan Ariya, Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y e Skoda Enyaq.Ficaremos a conhecer também as versões definitivas dos BMW iX e o IONIQ 5, o primeiro modelo da submarca da Hyundai para a produção exclusiva de elétricos, com bateria capaz de garantir autonomia para até 550 quilómetros entre carregamentos, sendo a potência do motor de 308 CV. No programa de lançamentos da Cupra está o el-Born, derivação do conhecido VW ID 3.
Desportivos, luxo e ‘best-sellers’ que se reinventam
A Mercedes-Benz terá ano particularmente animado, com a chegada do novo Classe S, para redefinir as referências no segmento do luxo e as estreias dos elétricos EQA e EQB. A Audi abrirá a carteira de encomendas do novo e-Tron GT, o automóvel elétrico mais potente da marca dos quatro anéis, com potências até aos 646 CV para tivalizar com o ‘primo’ Taycan.
Na BMW, todas as atenções voltadas para a versão final do BMW i4, a derivação elétrica do Série 4 Gran Coupé, com motor de 530 CV de potência.
No Grupo PSA, espera-se a renovação de trio de sucesso: Citroën C4, Peugeot 308 e Opel Astra, todos previstos com opção 100% elétrica ou híbrida na gama. A 11.ª geração do Honda Civic também se apresenta em 2021. E também a nova geração do Nissan Qashqai será finalmente revelada em 2021.
Na Hyundai, o primeiro trimestre de 2021 deverá ser dedicado ao lançamento do novo Tucson, com imagem totalmente revista e uma versão híbrida plug-in. O novo Opel Mokka estará disponível com motor a gasolina, a gasóleo e elétrico.
A Toyota relança o RAV4, com autonomia elétrica para mais de 70 quilómetros. Mas será também o ano do Yaris, chegando em formato desportivo com o cunho da Gazoo Racing e na inédita versão Cross.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
