Para ser “móvel”, o “auto” necessita de rodas. Componente essencial de qualquer automóvel, a roda é também um dos que mais chamam a atenção de quem gosta de automobilismo.
Feitas em madeira nos primórdios da indústria automobilística; forjadas em aço, em ligas metálicas leves ou em fibra de carbono nos dias de hoje; estreitas ou largas, pequenas ou grandes, raiadas ou lisas, as rodas convertem a potência dos motores em movimento. Mas também conferem charme, robustez, elegância ou desportividade aos automóveis.
Neste pequeno ensaio, o fotógrafo brasileiro Eduardo Scaravaglione registra rodas automotivas de vários tipos. Algumas, verdadeiras obras de arte da metalurgia e do design. Confira.
Texto: Irineu Guarnier/Jornal dos Clássicos
Fotografias: Eduardo ScaravaglioneIrineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como automobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.