/A importância das mulas para os construtores automóveis

A importância das mulas para os construtores automóveis

Pode parecer estranho para muitas pessoas, mas a expressão mula é muito frequentemente utilizada na indústria automóvel e tem uma enorme importância para praticamente todos os construtores, desde os generalistas aos mais luxuosos e desportivos.

A prática é comum há muitos anos e teve muita utilidade no desporto automóvel. O processo de desenvolvimento dos automóveis novos obedece a diversos parâmetros e etapas, sendo que uma das iniciais passa pela utilização de mulas, que se revelam determinantes em toda essa evolução.

[soliloquy id=”1021805″]

Mas entre os automóveis, o termo mula não faz alusão aos animais. Na verdade, mulas, neste sentido, referem-se aos diversos modelos de testes que as marcas automóveis produzem que ‘carregam’ a tecnologia ou sistemas de propulsão que o modelo final irá contar, mas numa carroçaria do modelo atual ou, até, de um anterior.

Não raras vezes, a mula é até um modelo ‘irmão’, dentro da marca, mas de outra gama, nestas situações devido à necessidade de albergar componentes diferentes ou de maiores dimensões que a estrutura do modelo em comercialização já não consegue albergar, seja por constrangimentos da plataforma, seja por necessidades evolutivas da própria tecnologia – nalguns casos, o modelo em desenvolvimento pode já vir a contar com a plataforma da mula, assim permitindo que esses fiquem já posicionados na estrutura do veículo.

Estas mulas são responsáveis por milhares de quilómetros de testes em estrada aberta, sendo comum encontrarem-se em modelos camuflados, servindo essa decoração para esconder, por exemplo, tomadas de refrigeração. Algumas marcas vão mais longe e chegam mesmo a disfarçar os seus modelos camuflados como se fossem de marcas rivais, tentando dessa forma confundir ainda mais os ‘espiões’ profissionais que se encarregam de ‘caçar’ e fotografar os modelos em desenvolvimento.