Imagens de satélite captadas nas últimas semanas de pandemia na Europa mostram uma diminuição acelerada dos valores de poluição atmosférica.

A imposição de quarentena, com automóveis parados à porta das casas, restrições enormes à circulação de transportes e a consequente desaceleração das indústrias, está a ter impacto positivo na qualidade do ar.

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou a animação que mostra a flutuação das emissões de dióxido de azoto na Europa entre 1 de janeiro e 11 de março de 2020. Em destaque, a representação da evolução no norte de Itália, mostrando que a emissão de gases poluentes caiu a pique com a entrada em vigor das medidas de contenção para o novo coronavírus.

“Embora possa haver pequenas variações nos dados devido à cobertura por nuvens e às mudanças climáticas, estamos muito confiantes de que a redução nas emissões que podemos observar coincide com o bloqueio na Itália, causando menos tráfego e atividades industriais”, destacou Claus Zehner, diretor da missão Copernicus Sentinel-5P.