O tema ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias depois de uma partilha de um aviso em forma de alerta luminoso para que os condutores não deixem o seu carro ser lambido por alces, naquele que é um problema conhecido das autoridades canadianas.
https://twitter.com/_CLCampbell/status/1327766418109079557
Embora alguns vejam aquela circunstância como mais um momento de diversão para partilharem nas redes sociais – há quem admita ser um momento impressionante estar tão perto de um animal imponente –, há uma questão de segurança para os ocupantes do veículo e para o próprio animal, uma vez que o seu comportamento é sempre imprevisível.
Em entrevista à CBC Edmonton, Joe Urie, proprietário de uma companhia de passeios turísticos especializada nos parques naturais do Canadá, referiu que “o sal da estrada é como ‘crack’ [droga alucinogénia altamente viciante] para os alces”. Os animais terão percebido que a mistura presente nas carroçarias dos carros é mais saborosa, pelo que têm sido cada vez mais adeptos da prática de lamber os automóveis.
Driving in the mountains soon? Watch out for moose on the road!
When road salt is out, moose can often be found settling in for a snack, says guide Joe Urie. So drive slowly – and don't let them lick your car! pic.twitter.com/Sp9P7vwQmH— CBC Edmonton (@CBCEdmonton) October 28, 2020
Para travar essa prática, os condutores devem tentar afastar os alces através de toques na buzina ou manterem-se em movimento caso vejam que o animal se desloca na sua direção, sob pena de sofrerem multas pesadas.
