A última edição do Retromobile de Paris contou com um dos melhores lotes de clássicos a leilão, com o exemplar mais valioso da RM Sotheby’s a pertencer à Alfa Romeo. Trata-se de um modelo muito especial e bastante raro, que faz eco dos inícios de atividade por parte da Scuderia Ferrari: um Alfa Romeo Tipo B P3 de 1934, que reuniu 4.186,560 dólares.

“Os colecionadores procuram qualidade e a raridade continua a ser essencial para alguns dos valores mais significativos. Claramente, a Porsche ainda é a marca estrela em ascensão, ainda que o Alfa Romeo P3 nos lembre que os verdadeiros ícones da era pré-guerra ainda estão estão no topo daqueles que recolhem a atenção dos colecionadores sérios em que beleza, legado e historial são pedras basilares do seu interesse”, referiu Peter Wallman, diretor da RM Sotheby’s Europe.

O P3 da Alfa Romeo que foi merecedor do título de mais caro do leilão tem um historial de grande relevo para o automobilismo, já que está diretamente ligado ao nascimento da Scuderia Ferrari. Antes de fundar a sua própria equipa, Enzo Ferrari teve a seu cargo a gestão e o desenvolvimento da divisão desportiva da Alfa Romeo, acabando por levar esta marca a um patamar de grande destaque no seio do automobilismo. Piloto de talento médio, Enzo Ferrari acabou por encontrar na direção de departamentos de competição a sua grande vocação. Depois de não ter conseguido lograr esse papel na Fiat, o ambicioso italiano rumou à Alfa Romeo, com um grande trunfo a seu lado: Vittorio Jano.

Projetista de destaque na era dourada do automobilismo pré-Segunda Grande Guerra, Jano foi responsável por muitos dos mais emblemáticos modelos de competição dos grandes prémios (que nem sempre tinham esta designação, note-se) no período que compreendeu as duas Grandes Guerras. O Alfa Romeo Tipo B P3 de 1934 tinha um valor estimado entre 3.6 milhões de euros e os 4,6 milhões de euros, acabando por ficar assim nesse intervalo.

Este foi o sexto de sete exemplares produzidos com esta carroçaria, tendo sido utilizado pela Scuderia Ferrari nas temporadas de 1934 e de 1935 por aquele que era um dos pilotos mais talentosos da época, Tazio Nuvolari. Outros pilotos, como Rene Dreyfus, também puderam competir com este modelo.

O segundo modelo mais caro do lote da RM Sotheby’s em Paris está também ligado à Ferrari, sendo um exemplar do Ferrari 365 GTB/4 Daytona Spider de 1973, que angariou 2.302,608 de dólares e que tinha pouco mais de 30.000 quilómetros no odómetro. A terceira posição ficou para um Porsche, neste caso um Porsche 959 Sport de 1988, que recolheu 2.093,280 de dólares.

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