Audi e-tron quattro ganha 25 quilómetros de autonomia em atualização

Com relativamente pouco tempo de mercado, o Audi e-tron quattro recebeu já o seu primeiro upgrade técnico, combinando uma otimização do hardware com ajustes de software para incrementar a eficiência. Em resultado, todas as versões do SUV elétrico da marca alemã ganharam 25 quilómetros de autonomia.

A marca alemã é apologista de que todos os detalhes contam em matéria de eficiência e esta ligeira atualização reflete precisamente essa posição, com as novas unidades do e-tron 55 quattro a disporem de uma autonomia reforçada para os 436 quilómetros no ciclo de medições WLTP, um aumento de 25 quilómetros face ao modelo de lançamento.

As mudanças não são significativas, assentando muito concretamente num novo tipo de travão para as rodas, que promove uma melhoria de eficiência em travagem: com uma nova conceção, são reduzidas as perdas em resultado da proximidade das pastilhas com os discos de travão. Em adição, o sistema motriz tornou-se também mais eficiente. Em condução normal, o motor no eixo traseiro fornece energia quase em exclusivo, com uma série de melhorias feitas a desconectarem, quase por completo, o motor dianteiro da fonte de eletricidade, ou seja, aumentando a eficiência do conjunto.

Apenas quando o condutor necessita de mais potência é que os dois motores atuam em conjunto. Resultado prático, indica a Audi, é o aumento da capacidade útil da bateria, que é agora de 86.5 kWh de um total de 95 kWh.

Os engenheiros da Audi também trabalharam na vertente da eficácia térmica, sobretudo na refrigeração. O sistema flexível de gestão térmica, composto por quatro circuitos separados, foi revisto e regula agora a temperatura dos componentes de alta voltagem de forma mais eficiente. Paralelamente, os volumes de líquido refrigerante no circuito foi reduzido, o que significa que a bomba utiliza menos energia. Este sistema de arrefecimento continua a garantir, de acordo com a Audi, “carregamento rápido DC, um ciclo longo de bateria e performance reproduzível mesmo sob cargas pesadas”.

Pacote exterior S line

A tecnologia de regeneração a partir da travagem também foi melhorada. Contribuindo para um total de 30% da capacidade total de autonomia, o e-tron quattro recebeu ligeiros acertos para poder regenerar um pouco mais de energia fruto da desaceleração ou da travagem – existe agora maior distinção entre os três níveis de regeneração selecionáveis pelo condutor a partir de patilhas atrás do volante.

Por fim, este SUV recebe um pacote S line para maior desportividade, com jantes de até 20 polegadas, para-choques mais agressivos (com maiores cortinas de ar laterais), soleiras das portas em alumínio com logótipo ‘S line’. Na traseira, há um spoiler e um difusor para garantir aerodinâmica melhorada.

Recorde-se, ainda, que a Audi irá propor uma nova versão e-tron, a 50 quattro, disponível como SUV ou em formato Sportback, com 230 kW de potência e 540 Nm de binário, com uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 190 km/h. O sistema elétrico total desta versão é cerca de 120 kg mais leve do que no 55, com a bateria a dispor de uma capacidade total de 71 kWh e 64.7 kWh útil. A autonomia elétrica é de 336 quilómetros em ciclo WLTP para o SUV e de 347 quilómetros para o Sportback.