A Audi pretende levar a “etiqueta” ecológica e-tron a quase todos os segmentos do mercado. E um compacto 100% elétrico, para posicionar na categoria dos utilitários ‘premium‘, estará nos planos da marca dos quatro anéis.

São ‘pistas’ deixadas por Fermín Soneira Santos, responsável pela estratégia de eletrificação do fabricante alemão, em entrevista à revista Auto Express. Segundo aquele executivo, este automóvel inédito no portefólio de modelos da Audi irá utilizar a plataforma MEB Entry, uma versão mais pequena e adaptada da MEB que serve de base aos vindouros Volkswagen ID.3 e Seat El Born.

A referida base rolante está pensada para acolher veículos a rondar os 4 metros de comprimento (a medida referência do segmento B europeu), chegando a pensar-se que estaria reservada para as marcas generalistas do Grupo, Vokswagen, Seat e Skoda. Ao que tudo indica, a MEB mais acessível servirá também modelo premium.

A receber luz verde, o elétrico urbano da Audi não estará pronto antes de 2022, podendo apenas especular-se que buscará inspiração no design do protótipo AI:ME, estudo que a marca apresentou recentemente com motor elétrico a debitar 170 cv, alimentado por bateria com 65 kWh de capacidade. Uma eventual versão de produção em série, para competir diretamente com modelos como o Honda e, o Mini ou o BMW i3, estaria equipada com bateria com menos capacidade, para oferecer uma autonomia a rondar os 200 quilómetros.