Autocarro CaetanoBus a hidrogénio com 400 km de autonomia

18/10/2019

A CaetanoBus revelou o seu novo autocarro alimentado a pilha de combustível de hidrogénio, propondo enorme sustentabilidade no transporte de passageiros e autonomia em redor dos 400 quilómetros.

Proposto como uma alternativa para utilização urbana na Europa já a partir do próximo ano, o H2.City Gold surge como uma alternativa aos modelos de autocarros elétricos já propostos pela CaetanoBus, sendo a primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma pilha de combustível Toyota de 60 kW e é resultado da capacidade de engenharia da CaetanoBus, recorrendo à mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai. O seu carregamento é feito em menos de nove minutos, mas os 400 quilómetros de autonomia permitem rotas mais longas. O H2.City Gold destaca-se ainda pelo motor elétrico com uma potência de 180 kW.

Destaca-se também pela modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10,7 metros ou 12 metros, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano. Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.

O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.

“A nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida”, refere José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria.

Para Johann van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME) este é mais um sinal do compromisso da marca japonesa para com a sociedade do hidrogénio, ao mesmo tempo, reforçando o relacionamento entre a TME e a CaetanoBus.

“Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio”, explicou van Zyl, que se confessou também “ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.