M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mesmo com a transformação do tráfego urbano, prevista pela chegada do automóvel partilhado e da mobilidade autónoma, vai haver sempre alguém que tem mais pressa que os outros. E com os carros autónomos, não vai dar para fazer ultrapassagens à razia nem para “queimar” sinais amarelos. Não faz mal, a Airbus resolveu o problema.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A construtora de veículos aéreos uniu-se à Italdesign, lendária casa de design fundada por Giugiaro, para criar o Pop.up, uma espécie de táxi urbano que vai poder tirar o passageiro do tráfego e levá-lo literalmente a voar até ao seu destino.

O Pop.up consiste em três peças fundamentais: um sistema de inteligência artificial que prepara rotas alternativas de acordo com as preferências e historial do cliente; uma cápsula de transporte que pode ser acoplada a um módulo terrestre ou a um módulo aéreo; e um módulo de interface entre veículos, para navegar entre o trânsito urbano aéreo.

Na prática, em condições normais, a cápsula do passageiro está acoplada pela sua base a um módulo elétrico que circula na estrada, mas se for preciso pode ser retirada do trânsito através de um drone com 5 metros de envergardura e oito rotores, que se integra no tejadilho da cápsula e pode transportá-lo diretamente pelo ar. Embora a Airbus não anteveja este cenário, também seria possível levá-lo diretamente a um andar alto, desde que passem a existir rampas de aterragem a meio dos prédios.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.