M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os aviões elétricos estão prontos para sair da fase de protótipo e passarem a ser produzidos. Mas se está a pensar em ir de férias para Punta Cana numa aeronave sem poluição ainda vai estar. O primeiro avião elétrico destinado a clientes privados vai ser uma aeronave para uso pessoal, o Alpha Electro Trainer do construtor esloveno Pipistrel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Alpha Electro Trainer começou por ser usado apenas por academias de aviação, para formar pilotos amadores. No entanto, a sua popularidade levou a Pipistrel a dar um passo em frente e construí-lo para todos os interessados. Mesmo com as baterias, esta pequena aeronave pesa apenas 377 kg em vazio, podendo levantar voo com um peso máximo de 550 kg. A bateria garante uma autonomia de 200 km e 50 kW de potência ao motor.

Com 6,50 metros de comprimento e 10,5 metros de envergadura, tem espaço suficiente para piloto e um passageiro, e pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 85 nós (157 km/h), podendo planar acima dos 37 nós (68 km/h). Necessita apenas de 150 metros para levantar voo e pode atingir uma altitude máxima de 16 mil pés (4880 metros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.