M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora não seja a primeira vez, é sempre um insólito quando um pequeno avião se despenha ou faz uma aterragem de emergência numa auto-estrada. O que é mais estranho é quando se trata de um avião de guerra com marcações nazis, como este que se despenhou e incendiou na auto-estrada 101 da Califórnia, nos arredores de Los Angeles.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As forças de bombeiros responderam rapidamente ao local, e o piloto foi retirado com vida das chamas do aparelho, não se tendo registado vítimas mortais. Fora a destruição do avião de guerra, o acidente apenas teve como consequência antecipar a hora de ponta no trânsito dos subúrbios de Los Angeles.

O antigo avião de guerra é um T-6 Texan, que normalmente está guardado no Aeroporto de Van Nuys, em conjunto com uma série de aeronaves semelhantes, pertencentes ao Condor Squadron, um grupo de militares da Força Aérea que se ocupa da manutenção de aviões da Segunda Guerra Mundial, nas horas vagas. Estes aviões costumam ser utilizados em espetáculos de aviação, com os quais os pilotos costumam fazer acrobacias ou simulações de batalha. O Texan estava decorado com as cores da Luftwaffe, mas só foi usado pela Força Aérea Alemã depois da Segunda Guerra Mundial.

O T-6 Texan foi construído a partir de 1935, e foi evoluído continuamente, tendo uma longa vida e só deixando de ser usado como avião militar em 1995, na África do Sul. Mesmo depois de deixar de ser usado em missões, continuou a ser usado para treinar novos pilotos. Também conhecido como AT-6, Harvard ou Mosquito, foi um avião popular, usado pelas forças aéreas de muitos países, incluindo a portuguesa, durante a Guerra Colonial.