Publicidade Continue a leitura a seguir

Black Hawk combate incêndios na Austrália

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Black Hawk é um dos mais famosos helicópteros de guerra dos tempos modernos, imortalizado em filmes, mas também conhecido pelas suas operações em teatro de guerra no Golfo Pérsico e na Guerra Civil da Somália (de onde se retirou a inspiração para o filme “Black Hawk Down”). Mas agora esta aeronave vai ser usada noutro tipo de guerra, por outro tipo de soldados.

Tal como em Portugal, a Austrália tem um clima que favorece o aparecimento de fogos florestais nos meses de verão. E é por isso que duas empresas de aviação que também fornecem serviços de emergência e de combate a incêndios (Kaan Air Australia e StarFlight) uniram forças e vão levar para este país 20 helicópteros UH-60 (o nome de código do Black Hawk) modificados para estas funções.

As modificações para transformar helicópteros de guerra em aparelhos de combate a incêndio estão a ser levadas a cabo pelo importador australiano da Sikorsky, a marca do grupo Lockheed Martin que é responsável pela construção e venda de helicópteros. Estas unidades foram usadas pelo Exército Americano antes de ser vendidas para o continente australiano.