M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há mais de 100 anos que todas as aeronaves motorizadas necessitaram que algo se movesse para criar movimento. Aviões têm usado hélices ou turbinas, geralmente alimentadas por combustível, para se manterem no ar. Mas isso vai deixar de ser necessário, pois um grupo de engenheiros do MIT construiu o primeiro avião que se mexe sem qualquer peça móvel. Em vez disso, este avião é movido pelo princípio de vento iónico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

E o que é o vento iónico? De acordo com Steven Barnett, professor de aeronáutica no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) e responsável principal por este projeto, trata-se de propulsão eletrodinâmica, em que o movimento é produzido por uma corrente que passa por um elétrodo mais fino e outro mais grosso. Com voltagem suficiente, causa suficiente movimento no ar para que um avião se mova. Isso era considerado impossível, exceto com pequenos objetos, mas a equipa de Barrett conseguiu criar os cálculos matemáticos necessários para resolver esse problema.

O desenho final do avião com com propulsão iónica é parecido com um planador ultraleve. Mesmo com uma envergadura de cinco metros, a aeronave não pesa mais que 2,2 quilogramas. Está equipado com cablagem fina, montada como uma cerca em paralelo e por baixo da asa, e por cabos mais grossos na secção traseira da asa. A fuselagem inclui baterias de lítio, compactas, com uma capacidade de 40 mil volts. Isto é suficiente para gerar a carga que faz com que o avião iónico possa erguer-se no ar.

Os iões positivos gerados nos cabos dianteiros atraem eletrões do ar circundante, na prática funcionando como um imã a atrair limalhas de ferro magnetizadas. Os iões positivos deixados no ar são então atraídos pelos iões negativos dos cabos traseiros, e é a colisão destas partículas que gera o impulso necessário para mover a aeronave do MIT. Neste caso, conseguiu percorrer 60 metros, atravessando todo um ginásio.