M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A tecnologia e o design empregues na conceção e construção de embarcações de recreio têm evoluído em conjunto, com a indústria ansiosa por desenvolver novas soluções mais ecológicas e eficientes, e os designers inspirados a tentar criar o iate mais exclusivo do mundo em termos de imagem. É o caso do Osseo, uma proposta para a criação de um iate com materiais ultraleves, motores híbridos e uma arquitetura mais parecida com a de uma habitação de férias do que com um barco que pode navegar em alto mar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Osseo surgiu da imaginação de Igor Jankovic, um designer sérvio, com experiência em aplicações navais, mas também em objetos de consumo diário. Para o seu mais recente iate, Jankovic propõe uma embarcação que pode funcionar com três formas diferentes de propulsão: com motor Diesel para percorrer longas distâncias em alto mar, motor elétrico para viagens curtas ao longo da costa, ou à vela, se o vento estiver de feição. O casco do iate híbrido (ou será “tríbrido”?) é construído em fibra de carbono e em grafeno, que garante um alto nível de resistência à corrosão, é leve e flexível, mas ao mesmo tempo é 200 vezes mais resistente que o aço e pode ser moldado para ficar extremamente fino sem perda de resistência.

Com 72 metros de comprimento, o Osseo tem um interior luxuoso e espaçoso que pode acomodar até 12 passageiros. O salão principal é um espaço aberto com muita luz, virado para a zona de praia, com piscina e cadeiras, coberta com uma superfície transparente para deixar entrar o sol mas com uma coloração para bloquear os raios ultravioleta. À noite, esta zona ganha um ambiente romântico graças à iluminação ambiente. A suite fica na proa, com uma decoração minimalista. Agora só falta Jankovic convencer um cliente a comprar a sua proposta para um iate híbrido e assim tornar-se realidade.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.