M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Noruega está a fazer grandes avanços para eletrificar a sua rede de transportes, não só ao nível dos automóveis individuais, mas também no transporte marítimo. Um ferry, o Ampere, tem sido usado pelo armador Norled com reduções de custos de utilização na ordem dos 80 por cento. Por isso, a rival Fjord1 planeia colocar em atividade nada menos que sete embarcações para transporte de pessoas e carros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Fjord1 encomendou este navios à Havyard, um estaleiro norueguês, que anunciou que vai construir estes sete navios de raiz para funcionarem com energia elétrica. Esta é uma estreia em ferries para passageiros e carga, que até aqui tinham apenas sido convertidos para trabalhar com baterias. A Havyard já tinha recebido encomendas para outros tipos de embarcações movidas a energia elétrica.

Os novos ferries, cinco com capacidade para 50 automóveis e dois com capacidade para 80 viaturas, vão ser operados a partir de 1 de janeiro de 2020. Esta nova estratégia da Fjord1 tem como vista o objetivo do governo norueguês de reduzir a quantidade de emissões poluentes em transportes públicos. Estes ferries são usados em vários pontos do país para encurtar distâncias, devido às características da costas norueguesa, mas tinham um impacto ambiental elevado junto à costa.