M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem muitas propostas para veículos de lazer capazes de levantar voo e de se manterem no ar durante vários minutos. Mas é provável que seja esta a que vai tornar estes mini-veículos voadores uma visão natural numa praia ou sobre um rio. O FlyNano é uma mistura de jetski com kart, mas capaz de voar, muito leve e que, de acordo com os seus criadores, não necessita de uma licença de piloto para a colocar no ar, a voar sobre as cabeças dos comuns mortais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criado por uma pequena startup finlandesa, o FlyNano é um veículo anfíbio, com uma estrutura compacta semelhante à de um hidroplano, com 3,8 metros e 4,8 metros de envergadura. Mas como é feita inteiramente de fibra de carbono, pesa apenas 70 kg de peso, pelo que é fácil de colocar no ar e de controlar. E o melhor é que pode ter o prazer de voar sozinho, pois só tem um lugar para o piloto (que pode pesar até 100 kg, equipamento de segurança incluído). Por isso, basta-lhe acelerar dentro de água até aos 90 km/h para levantar voo, atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e permanecer no ar durante um máximo de 15 minutos, até acabar a carga da bateria.

A bateria em si não é muito grande, mas uma com dimensões significativas não deixaria o FlyNano levantar voo. Com uma capacidade de 1,7 kWh, tem carga suficiente para dar energia a um motor elétrico de 32 kW (equivalente a 43 cv). A bateria em si demora apenas uma hora a carregar numa tomada normal, pelo que, com alguma paciência, e desde que tenha uma moradia nas redondezas, pode usar o FlyNano várias vezes num só dia. O melhor mesmo é que, de acordo com os seus criadores, não necessita de manutenção, ao contrário de outras aeronaves. Mas mesmo assim compensa dar uma vista de olhos às partes mecânicas da hélice antes de cada dia de diversão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.