M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os veículos militares também vão passar a ser autónomos, permitindo aos membros das forças armadas de vários países concentrarem-se com missões importantes sem precisarem de se preocuparem com a deslocação. É o caso deste helicóptero autónomo, que está a ser testado pelo Exército Americano para explorar todas as capacidades do novo sistema que vai reduzir o trabalho do piloto dos helicópteros de transporte de tropas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O sistema está a ser desenvolvido em conjunto pela DARPA, a agência americana responsável pela criação de tecnologia para uso militar, e a Lockheed Martin, uma das principais fornecedoras de material bélico para aqs forças armadas americanas. Chamado ALIAS (Aircrew Labor In-Cockpit Automation System, ou “sistema de cockpit automatizado para trabalhar com a tripulação”), foi experimentado num helicóptero Sikorsky S-76B.

Não se trata completamente de um helicóptero autónomo, pois ainda necessita de instruções do piloto. Só que estes comandos serão feitos a partir de instrumentos simplificados ou de um tablet, deixando para o helicóptero quase todas as funções relacionadas com movimento, deixando tempo livre para a missão do piloto e acabando ou reduzindo a necessidade de levar um co-piloto a bordo.

Neste primeiro voo de testes, o sistema ALIAS permitiu ao novo helicóptero autónomo voar sobrevoar um grupo de observadores na base aérea onde decorreu a demonstração, seguindo-se um voo para fora da base, onde demonstrou ser capaz de corrigir a sua trajetória para evitar um obstáculo, e completou o teste permanecendo completamente imóvel no ar durante vários minutos, sempre com um piloto no interior, mas sem se dedicar às manobras mais complicadas.

Com este sistema, as forças armadas poderão contar com aeronaves capazes de fazer voos baixos, aterrar e levantar voo em áreas apertadas, selecionar o melhor local para aterrar, corrigir trajetórias e evitar obstáculos no terreno. Em condições normais, o piloto teria que se preocupar com todas estas limitações ao mesmo tempo que comandava o helicóptero.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.