M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os construtores de iates estão conscientes que as suas criações são símbolos de ostentação, nada politicamente corretos numa era em que é preciso demonstrar inovação tecnológica no procura por fazer menos poluição. É por isso que a holandesa Feadship idealizou um iate elétrico de luxo, que consegue acoplar e separar os dois botes de apoio, tornando o acesso a praias e ancoradouros mais simples e navegando com impacto ambiental e sonoro mínimo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Feadship Choice faz parte da série Future Concepts de protótipos anuais que a empresa holandesa tem criado consecutivamente há mais de uma década. O Choice tem 74,5 metros de comprimento e tem um motor elétrico base de 600 kW que lhe permite atingir os 10 nós (18,5 km/h) de velocidade máxima. No entanto, com os dois botes acoplados, pode usar os motores adicionais como se estivesse a ser puxado por um rebocador, duplicando a potência e aumentando a velocidade para 12 nós (22 km/h). Os botes de 24,5 metros podem atingir os 25 nós (46 km/h) sozinhos.

O iate elétrico também tem navegação autónoma, usando sensores e radar para detetar o movimento das ondas, trabalhando em conjunto com dados de meteorologia e informação de tráfego marítimo para planear a melhor rota, encontrar o melhor local para ancorar, planear o local ideal para deixar os botes moverem-se livres do iate e até avisar quando pode usar um drone para se divertir. A Feadship não recomenda, no entanto, deixar tudo a cargo do piloto automático.

Graças à combinação da nau principal com os dois botes, o Choice tem espaço para um grande grupo de pessoas. A nau principal pode acomodar oito passageiros e uma tripulação de 16 pessoas, mais duas pessoas na “casa de praia” e outras duas no drone. Os botes têm cada um espaço para quatro pessoas cada e um membro da tripulação. O convés com a piscina está equipado com um sistema de levitação magnética para impedir que a estrutura seja afetada pelas ondas.

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