M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Regra geral, os hidroaviões são aeronaves práticas, criadas para aterrar em cursos de água, onde seria impensável construir uma pista de aterragem, mas com um nível de conforto muito baixo. Para a Icon Aircraft, não é preciso sacrificar conforto para se poder voar num hidroavião, seja em trabalhou ou lazer, e poder aceder a locais remotos, onde não existem aeroportos nem aeródromos. É assim que surge o Icon A5, uma das mais modernas aeronaves deste tipo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O que mais chama a atenção no design do Icon A5 é a sua capacidade de se adaptar a qualquer ambiente. Este hidroavião pode ser guardado na garagem, graças às suas asas, que podem ser dobradas para baixo e para trás. Deste modo, é fácil transportá-lo num atrelado até ao aerodromo mais próximo, ou então à marina. Quando as rodas recolhem para dentro da estrutura, fica exposta a parte inferior, com uma base feita para flutuar, capaz de amarar em qualquer curso de água.

Esta aeronave tem sete metros de comprimento e 10,61 metros de envergadura, para uma peso máximo de 685 kg em descolagem, e espaço para duas pessoas no cockpit, piloto incluído. O motor Rotax 912 de 100 cv garante uma velocidade máxima de 175 km/h e uma autonomia de 790 km, com uma altitude máxima de 1000 pés, ou 300 metros. O equipamento inclui iluminação exterior em LED, um para-quedas em caso de avaria no motor durante o voo e um cockpit semelhante ao de um automóvel, que até inclui um ecrã tátil.

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